MEIO AMBIENTE II: Instituto das Águas faz parceria para promover educação ambiental

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Instituto das Águas do Paraná assinou parceria com a ONG paranaense Água e Cidade, com o objetivo de desenvolver quatro projetos relacionados à educação ambiental, com foco no uso racional dos recursos hídricos. São eles: "Projeto Água na Escola", "Jovens Gestores da Água em Escolas" (Jogae), "Projeto Água no Trabalho" e "Água no Condomínio". O Instituto fornecerá infraestrutura e pessoal técnico para a realização das atividades previstas nos projetos e vai elaborar relatórios sobre o encaminhamento das mesmas. Também irá incentivar a troca de experiências e informações entre as entidades participantes, buscando ampliar o seu alcance.

Atitudes simples - Segundo o presidente do Instituto, Márcio Nunes, a iniciativa renderá bons frutos a partir de atitudes simples. "O que faremos é conscientizar e educar os cidadãos para que as próximas gerações saibam a importância de se dar valor à água. Uma criança educada hoje será o cidadão consciente de amanhã", disse. O presidente da ONG Água e Cidade, Wilson Passeto, explica que os projetos pretendem preparar as próximas gerações e conscientizar a população em geral. "A água não pode ser banalizada. É um bem escasso ao qual todas as pessoas têm direito. A questão da água não é simples, ela exige a redução do consumo e a mudança de comportamento da sociedade", afirmou.

 

Os projetos - O objetivo do "Água na Escola" é atender 20 escolas da capital, capacitando 45 professores que devem educar até três mil alunos do 5º e 6º anos do ensino fundamental. Os voluntários utilizarão o material lúdico produzido pela ONG - um kit de histórias em quadrinhos que abordam a conservação e a preservação de recursos hídricos - e devem aplicá-lo ao conteúdo didático trabalhado em sala de aula.

 

Escolas - O programa motiva projetos sob a responsabilidade das escolas e dos professores, incluindo atividades de campo, para assimilação dos conteúdos, neste caso, trabalhados pelos professores com alunos do Ensino Médio, alunos de mais idade. Entre as atividades externas estão visitas às instalações da Sanepar, laboratórios de pesquisas e aulas práticas em estações de tratamento de água ou esgoto.

 

Jovens - O projeto "Jovens Gestores da Água na Escola" tem previsão de iniciar no segundo semestre deste ano. Com a iniciativa será realizado um curso para capacitar até 45 jovens que poderão atuar na conscientização sobre o uso racional dos recursos hídricos.

 

Empresas - Já o projeto "Água no Trabalho" levará o tema para empresas de pequeno, médio e grande portes que demonstrem interesse em conscientizar os funcionários. O projeto visa a melhoria do sistema de gestão de água desses empreendimentos, procurando reduzir o desperdício e impulsionar o desenvolvimento e implantação de tecnologias para o tratamento adequado de efluentes líquidos.

 

Condomínios - E o "Água no Condomínio" prevê capacitar 45 pessoas para desenvolver o sistema de gestão de recursos hídricos em condomínios residenciais, desenvolvendo ações com os moradores até o ano de 2012. Todas as iniciativas poderão ser monitoradas em websites da ONG Água e Cidade. (AEN)

Conteúdos Relacionados