Featured

MBA em Liderança e Inteligência Política tem início, em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Artigo Inferior 1

Com mais de 30 alunos matriculados, entre dirigentes e profissionais de cooperativas paranaenses, dos Sistemas Ocepar, OCB, Ocergs e Fiep, teve início, na manhã desta sexta-feira (25/10), no hotel Quality, em Curitiba, o MBA Liderança e Inteligência Política, promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, em parceria com a Escola de Ensino Superior (EES) da Fundação Instituto de Pesquisa e Economia (Fipe), de São Paulo.

A abertura do curso contou com a presença do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, da coordenadora de Relações Institucionais da Ocepar, Daniely Andressa da Silva, do professor e coordenador do curso, Humberto Dantas, e do professor Renato Eliseu Costa.

Boesche lembrou que esta é quinquagésima sétima turma de pós-graduação que o Sescoop/PR inicia neste ano. “Desta forma, estamos cumprindo nossa missão em devolver para as cooperativas, em forma de conhecimento, os recursos que são arrecadados. E nada melhor do que desenvolver as pessoas para que o cooperativismo prospere cada vez mais”. Ele destacou que, entre os vários projetos do novo ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC300/500), a educação é um dos pilares fundamentais para que o setor alcance, até 2030, R$ 500 bilhões em movimentação econômica.

“Cada vez mais precisamos fortalecer a defesa institucional do sistema, através de articulação política para conquistar avanços para o setor. Por isso, que o presidente Ricken criou a área de relações institucionais para ter como foco principal este diálogo permanente com os diversos setores que impactam diretamente nosso negócio que são os poderes Executivo, Legislativa e Judiciário. Por isso, esta qualificação de Inteligência Política, numa parceria com a Fipe é de extrema importância para o cooperativismo e seu futuro. Parabéns a todos vocês que aceitaram este desafio de realizar esta jornada a partir de hoje”, comentou Boesche.

Daniely da Silva, idealizadora deste curso, comentou que “o curso tem o propósito de contribuir para a compreensão, pelas cooperativas, da dinâmica política. É preciso entender o sistema político como elemento essencial ao posicionamento estratégico do setor. O desenvolvimento das cooperativas depende de um ambiente regulatório adequado, identificar riscos e oportunidades de crescimento a partir da análise do cenário político é essencial para garantir a defesa e a representação do nosso modelo de negócio”.

O programa da pós-graduação está dividido em 360 horas de atividades, sendo 320 delas distribuídas em 16 disciplinas de 20 horas cada, organizadas em dois ciclos, compostos, cada um deles, por dois módulos de quatro disciplinas. Além disso, ocorrerão palestras virtuais que, somadas, atingirão mais de 40 horas.

Segundo o coordenador do curso, Humberto Dantas, “as aulas ocorrerão em 16 encontros presenciais, em Curitiba, com cada um deles durando dois dias, com 14 horas. O curso tem duração até maio de 2026”, frisou.

Dantas, destacou que “o Programa de Educação Política da Ocepar é referência nacional à percepção da política como tema central em conquistas e relacionamentos estratégicos no universo do cooperativismo no Brasil. As ações desenvolvidas no Paraná ganharam projeção em outros estados e hoje inspira iniciativas em mais de 20 organizações cooperativas, com a coordenação da OCB”.

Ele ressaltou aos alunos que este MBA “é um investimento que a Ocepar, por meio do Sescoop/PR realiza em benefício das cooperativas, de forma direta. Entendo que a educação política também é uma organização de responsabilidade social, afinal, busca na formação das pessoas para poder atuar de forma consciente no processo democrático e na defesa dos interesses do cooperativismo”, comentou.

Na parte da tarde, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, foi convidado para dar uma aula sobre o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. O MBA prossegue neste sábado (26/10), até às 14h30.

Conteúdos Relacionados