Mais de 50 formandos na Pós-Graduação em Engenharia Ágil de Projetos na Coamo e Credicoamo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/PR, a Coamo e a Credicoamo promoveram, dia 30 de outubro, em Campo Mourão (PR), a cerimônia de formatura da pós-graduação em Engenharia Ágil de Projetos.

O programa foi realizado de 15 de março 2024 a 30 de outubro de 2025, com uma carga horária total de 360 horas e oportunizou o crescimento e o desenvolvimento pessoal e profissional para 54 funcionários das duas cooperativas que marcaram presença na solenidade oficial por meio dos seus diretores e representantes das entidades parceiras.

Antes da entrega dos certificados na formatura, os participantes fizeram apresentação dos 14 projetos de melhoria, tendo entre eles os de 'Rastreabilidade e sustentabilidade com Blockchain', 'Otimização do planejamento e execução de Projetos Industriais', e 'Gestão de ativos imobilizados via RFID'.

Mais ágil

A oradora da 1ª turma do programa Pós-Graduação em Engenharia Ágil de Projetos, que reuniu profissionais de diversas áreas das cooperativas Coamo e Credicoamo, foi a analista de Logística, Andressa Teodoro de Castro, da gerência de Logística da Coamo. “Agrademos às diretorias, parceiros, professores, familiares e colegas formandos. Aqui tivemos a oportunidade de unir teoria e prática, vivenciar os conceitos dentro do nosso próprio ambiente de trabalho e perceber que a agilidade não é apenas uma metodologia, mas sim uma cultura e uma nova forma de pensar e agir. Cada um de nós compartilhou do mesmo propósito, o de evoluir e olharmos para o futuro, levamos conosco o espírito ágil”, relata a oradora. Segundo ela, os formandos buscaram aprimorar suas habilidades, compreender novas metodologias para se prepararem em um mercado de constante mudança e saíram muito mais do que especialistas em gestão ágil.

Perpetuação

Os representantes da UTPR e do Sescoop/PR destacaram a importância da parceria com a Coamo e a Credicoamo, com a visão e atuação delas no sentido de oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos seus funcionários. “A Coamo é um exemplo desse grande desafio que é perpetuar a educação e a melhoria contínua pelos seus funcionários, visando sempre a qualidade dos serviços as necessidades dos seus cooperados. Para o Sescoop é expressivo a quantidade e a qualidade dos eventos de desenvolvimento realizados em prol dos propósitos do cooperativismo”, afirma José Ronkoski, superintendente do Sescoop/PR.

Cultura

Para Antonio Sérgio Gabriel, diretor Administrativo e Financeiro da Coamo, a capacitação é oferecida pela cooperativa com diversos programas para cooperados, funcionários e seus familiares, em parceria com instituições como o Sescoop e a UFPR. E a alegria da Coamo é ver os bons frutos que surgem dos eventos de formação e de desenvolvimento pessoal e profissional. “A cultura de uma empresa como a Coamo não se faz por decreto, mas ela é perpetuada no dia a dia por suas diretrizes corporativas devidamente conhecidas e praticadas pelos funcionários e levadas também aos seus lares, familiares e onde eles estiverem. E como falamos, a disciplina é fundamental e a inteligência da Coamo está na força e na soma do conhecimento compartilhado entre todos os funcionários e a diretoria, construído ao longo do tempo.”

Premiação

Após a entrega dos certificados aos formandos, como surpresa, foram revelados e premiados os três melhores alunos do curso, sendo Márcio Cleber Toneli, Alan Pedro Sepulvida do Nascimento e Adriano da Silva, e premiado o projeto 'Rastreabilidade e sustentabilidade com Blockchain', como o melhor projeto de melhoria apresentado. (Assessoria de Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados