JOVEMCOOP: Evento é aberto com 250 jovens cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Teve início na manhã desta quinta-feira (22/07), em Ponta Grossa, o XIX Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop) com a presença de 250 jovens ligados às cooperativas paranaenses. Também estão prestigiando o evento dez moças e rapazes vinculados à Casa de Cooperativismo Sunchales, sediada na Província de Santa Fé, na Argentina. Compuseram a mesa de abertura o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche;  o presidente da cooperativa Batavo,  Renato Greidanus; o representante do grupo de jovens da cooperativa Lar, Édio Rodrigo Wélter e o representante da liderança de jovens cooperativistas da Batavo, Henrique Degraf.

Sustentabilidade - O gerente do Sescoop/PR discorreu sobre a importância do cooperativismo e da participação dos jovens no setor. Ainda de acordo com ele, o fato da Batavo ser a anfitriã do evento está em sintonia com o tema do Jovemcoop deste ano. "Nessa edição estamos focando o cooperativismo sustentável e a Batavo sempre buscou trabalhar nessa linha", destacou Boesche.  A sustentabilidade também foi o enfoque dado pelo presidente da Batavo. Renato Greidanus, neto de pioneiros do cooperativismo na região, falou um pouco sobre os 85 anos de história da cooperativa e lembrou que o slogam da Batavo é "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos". "O comprometimento do jovem com a cooperativa é fundamental, especialmente sob o ponto de vista da sustentabilidade", afirmou Greidanus. Já o jovem Édio Rodrigo Wélter explicou como foram traçadas as diretrizes do XIX Jovemcoop, enquanto Henrique Degraf leu a carta de abertura do evento. "Sustentabilidade não é um modismo. É algo que depende do engajamento de todos nós", frisou. Ele destacou ainda a importância dos jovens serem preparados para a sucessão do trabalho realizado pelos pais e a contribuição do evento nesse sentido.

 

Palestras - O Jovemcoop prosseguiu na parte da manhã com a palestra do consultor de empresas na área de desenvolvimento gerencial e recursos humanos, Álvaro Loro, que abordou o tema "Cooperação, uma Tendência Mundial Irreversível". A programação do evento contempla ainda a participação do professor Jefferson Leonardo, que tratará sobre "Fazer Acontecer e Fazer por Merecer - Uma Questão de Atitude". Já o doutor em economia, Eugênio Stefanello, vai ministrar palestra sobre o mercado do agronegócio.

Oficinas - Ao todo serão realizadas seis oficinas durante o Encontro: Cooperativismo e competitividade, com Humberto César Bridi e Vanessa Christófoli de Castro; Pilares para sustentabilidade, com Ney de Almeida Guimarães; Gestão financeira e sustentabilidade, com Altemir Farinhas; Liderança afpreciativa, com Rafael Giulianno; Intercooperação, com Gilson Martins e Jogo de simulação da cooperativa, com Eliseu F. Hoffmann. Além disso, haverá a realização de atividades lúdicas e de dinâmicas em grupo.

Promoção - O Encontro Estadual da Juventude Cooperativista termina nesta sexta-feira (23/07). Promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), com apoio da Batavo, o Jovemcoop tem o objetivo de difundir a filosofia cooperativista, formar novas lideranças e promover intercâmbio de experiências entre os participantes.

Conteúdos Relacionados