Fórum debate Inteligência Artificial e programas de educação nas organizações
- Artigos em destaque na home: Nenhum
De olho no futuro, os líderes precisam compreender como a Inteligência Artificial e a formação continuada podem colaborar com a prosperidade dos negócios. Esses temas pautaram o Fórum de Educação Corporativa, nesta sexta-feira (12/09), no Centro de Eventos Universe Life Square, em Curitiba.
Promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), em parceria com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – seção Paraná (ABTD/PR), o evento tem como público-alvo profissionais que atuam com treinamento e desenvolvimento nas cooperativas do Paraná. Foram 80 inscritos dos ramos Crédito, Agro, Saúde e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
Na abertura, o presidente da ABTD/PR, Ademar Ramos, falou sobre a qualidade da programação. "São profissionais que estão fazendo a diferença", disse.
O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski, destacou que o Sistema Ocepar tem um Comitê de Educação Corporativa à disposição das cooperativas. "Que tenhamos um dia produtivo para depois levar esses cases para a nossa realidade".
A primeira palestra foi do head de Digital Learning na Leroy Merlin e cofundador do Ateliê de Desenvolvimento Onion Learning, Léo Carvalho.
Carvalho demonstrou como a IA pode ser usada para elaborar planos para formação de líderes e defendeu que a tecnologia não serve para dar respostas, mas para ajudar a pensar. "A Inteligência Artificial não deve ser vista como fim, mas como meio. Para quem trabalha em áreas como Educação e Recursos Humanos, precisa ser uma realidade", disse.
A segunda palestra foi da líder da área de Educação Corporativa e Excelência Operacional, Mariana Pontes, que compartilhou o case da Universidade Corporativa do Grupo 3 Corações. "O crescimento da companhia também depende da educação", destacou.
De acordo com ela, o propósito da educação corporativa é inspirar o prazer do saber, promovendo protagonismo das pessoas e a transformação contínua do negócio.
Outros temas
A programação inclui ainda um painel com a presença da coordenadora da área de Desenvolvimento Humano Organizacional da Camed, Cris Martins, sobre o projeto “Crediamigo - Facilitadores de Aprendizagem”; e da gerente executiva do Banco do Nordeste na área de Capacitação, Desenvolvimento Humano e Orientação ao Cliente, Célia Garcia, sobre Microcrédito.
Dois cases também serão apresentados. O analista de Aprendizagem Corporativa Samuel Rocha relata a experiência da CTG Brasil “Inovando na Aprendizagem pela Vida”. E a gerente da PepsiCo Brasil, Fabiana Alonso Prehs, mostra como têm sido aplicadas as metodologias de avaliação ROI (Retorno sobre o Investimento) nos treinamentos da empresa.
Além disso, o Sescoop/PR apresenta a pesquisa do nível de maturidade em Educação Corporativa nas cooperativas do Paraná e um painel conduzido por profissionais da entidade.
FOTOS: Júlia Duda / Assessoria Comunicação Sistema Ocepar