Formação em ESG+Coop é concluída com sucesso após mais de um ano de programa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Após mais de um ano de encontros semanais, os participantes e colaboradores da Unimed Paraná concluíram, na última terça-feira (10/12), a formação ESG+Coop, promovida pela Federação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e o Isae.
Durante esse período, os participantes, que compõem diversas áreas da Unimed Paraná, tiveram um primeiro contato com o tema e aprofundaram os estudos nos pilares do ESG (ambiental, social e governança), integrando o tema à realidade de diversos setores da cooperativa. Os estudantes podiam optar pelo curso completo ou apenas trilhas.
O programa iniciou no mês de outubro de 2023. Nesses mais de 40 encontros, foram abordados temas como mudanças climáticas e mercado de trabalho, ética e integridade, gestão de stakeholders, governança corporativa e ESG, diversidade e inclusão na cooperativa, ESG e planejamento estratégico, caderno GRI, gestão de impacto e relacionamento com a comunidade, relações de trabalho a alta performance, meio ambiente e gestão de riscos, gestão sustentável e cadeia de suprimentos, e plano de treinamento e comunicação
De acordo com a analista de Desenvolvimento Humano da Unimed Paraná, atuante com ESG na cooperativa, Priscila Osike, que também era responsável pelo programa, ao decorrer de cada módulo, os professores do Isae, especialistas nos temas, oportunizavam a troca de experiências e conhecimento aos participantes.
“Além de, em cada aula, reunir grupos diversos para debater maneiras de aplicar as ferramentas aprendidas no dia a dia da cooperativa”, afirma. “Cada pessoa formada nessa turma está preparada para aplicar e fazer circular o tema em diferentes setores, pois quem é responsável pelo ESG numa instituição não é apenas um setor ou uma pessoa, são todos os envolvidos dentro da cooperativa, por exemplo”, complementa.
Para o analista de Compliance, Lauro Miranda, a jornada durante o curso proporcionou uma compreensão mais profunda sobre a integração das práticas ambientais, sociais e de governança, podendo, inclusive, entender como os conceitos estão integrados às práticas do cooperativismo e da Unimed Paraná. “Permitiu-me, ainda, identificar não apenas riscos, mas também medidas para mitigação desses riscos de Compliance, contribuindo para o aprimoramento de políticas e processos internos”.
Um dos conceitos que mais contribuíram para Miranda foi o de Governança. “A ideia de fortalecimento da cultura de ética e transparência na cooperativa, que visam promover um ambiente de responsabilidade e comprometimento com todas as partes interessadas”, conclui.
Já para a analista da Gestão de Comunicação e Marketing, Fernanda Cristina Pigatto, que também concluiu o curso, um dos eixos mais impactantes para ela foi o Social. “Durante as aulas, percebi transformações em mim e nos colegas enquanto discutíamos preconceitos e crenças enraizadas que carregamos ao longo da vida. É muito positivo perceber que podemos desconstruí-las”, conta.
Fernanda também relata que, antes de participar do programa, acreditava que foco do conceito ESG era apenas o ambiental, mas o curso expandiu esse entendimento. “Compreendo que todos os três pilares – governança, social e ambiental – têm igual importância e peso. O programa permitiu-me refletir sobre diversas atitudes que, muitas vezes, consideramos inofensivas ou simples, mas são complexas e até mesmo prejudiciais”, destaca. “Levo comigo, aprendizados de cada etapa do curso, que agora se refletem no meu dia a dia e nas minhas escolhas”, complementa.
Conclusão
Como parte do encerramento, na última terça-feira (11/12), a Isae ainda organizou dois momentos especiais aos alunos do programa. Além de um café aos presentes, também promoveu a entrega dos certificados aos participantes que concluíram todos os módulos da formação. Os alunos que realizaram módulos separados também terão seus certificados digitais. (Assessoria de Imprensa Unimed Paraná)