FORMAÇÃO: Diretores e gestores da Coacipar participam do último módulo do Programa de Desenvolvimento Regional

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Profissionais da Coacipar - Cooperativa de Agricultura Familiar e Solidária do Paraná participaram, nos dias 25 e 26 de março, do último módulo do Programa de Desenvolvimento Regional, que abordou o tema Gestão de Custos. O curso, aberto pelo analisa do Sescoop/PR, Fernando Mendes, ocorreu em formato virtual, por meio da plataforma Google Meet, com a participação de diretores e gestores da Coacipar.

Conteúdo - Ao todo, foram oito horas de capacitação. O responsável por repassar o conteúdo foi o instrutor Celson Salviato, da empresa Scelta Office Management. Ele falou sobre: custos industriais, contemplando conceito e aplicação; custeio direto; custos fixos, variáveis e semi-variáveis; como desenvolver um sistema de custeio da cooperativa; monitoramento de gastos e despesas; e estratégias de vendas com foco em resultado.  

Treinamento - O Programa contemplou a realização de três módulos, somando 24 horas/aula de treinamento. A formação começou nos dias 4 e 5 de março, tratando de “Plano de negócios”, com a instrutora Vivian Schlemm de Albuquerque, da Kreativ Factory Consultoria e Treinamento Ltda. Já o segundo módulo, sobre Gestão de Processos, realizado dias 11 e 12 de março, foi conduzido pelo professor Jameson Emanoel Moreira, da Velg Assessoria Empresarial.

 

O Programa - O Programa de Desenvolvimento Regional foi idealizado e construído pelo Sescoop/PR, envolvendo as coordenações de profissionalização e monitoramento e a equipe de analistas das regiões Norte e Noroeste, em conjunto com a diretoria da Coacipar e instrutores contratados para o treinamento. O objetivo foi capacitar as equipes tático e estratégica da cooperativa nos conceitos necessários para lançamento de novos produtos, abrangendo o desenvolvimento de plano de negócios, gestão por processos e gestão de custos, a fim de melhorar seu posicionamento no mercado.

 

Coacipar - Com sede em Paranavaí, a Coacipar é uma das cooperativas que atuam na produção de laranja, que está concentrada nas regiões Norte e Noroeste do Paraná, em razão das condições climáticas. Ela atua nos municípios de Alto Paraná, Atalaia, Cianorte, Corumbataí do Sul, Flórida, Floraí, Guairaçá, Nova Esperança, Paranavaí, Presidente Castelo Branco e Rolândia.

 

Certificação - A Coacipar possui a certificação internacional de Fair Trade (Comércio Justo), o que possibilita uma melhor negociação no preço pagos aos seus cooperados e ainda abriu as portas do mercado europeu e asiático para o suco da cooperativa. Devido a certificação, toda a produção é vendida para a Citri Agroindustrial S.A, que destina a matéria-prima para a produção do suco FCOJ ou NFC. Depois, a empresa exporta e realiza fechamento de safra com a Coacipar.

 

Histórico - Em 1995, um grupo de produtores de laranja decidiu criar a Associação dos Citricultores do Paraná (Acipar), como forma de unir forças para impulsionar seu negócio. Em 1999, a Acipar obteve a certificação da Fairtrade Labelling Organizations International (FLO), uma certificadora internacional, referente ao selo de comércio justo. Em 2011, os produtores decidiram criar a Coacipar (oficialmente estabelecida em 23 de fevereiro de 2012).

 

Conteúdos Relacionados