Cursos com enfoque no combate à violência contra a mulher estão disponíveis na plataforma CapacitaCoop
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“Compreenda a Violência Doméstica” e “Estratégias para Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica” são os dois cursos que acabam de ser disponibilizados na plataforma CapacitaCoop, um ambiente virtual de ensino à distância mantido pelo Sistema OCB, por meio da Unidade Nacional do Sescoop. Ao todo, são mais de 400 opções que podem ser acessadas gratuitamente.
O curso “Compreenda a Violência Doméstica” tem duração de duas horas e meia. O participante tem até 10 dias para conclui-lo e a ideia é que, ao final, ele possa compreender melhor a gravidade e a complexidade da violência doméstica e estará preparado para agir com empatia, segurança e responsabilidade. Clique aqui para conferir.
Já o curso “Estratégias para Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica” possui carga horária de quatro horas e meia e deve ser finalizado em 15 dias. O objetivo é capacitar gestores e profissionais das cooperativas a reconhecer, prevenir e apoiar no enfrentamento à violência doméstica, promovendo um ambiente de trabalho seguro e acolhedor. Por meio de uma linguagem clara, acessível e com recursos interativos, a formação aborda conceitos complexos em ferramentas práticas para o dia a dia da cooperativa. Clique aqui para conferir.
Convênio
“Os cursos foram criados pelo Sescoop Nacional a partir da nossa demanda, após o Sistema Ocepar ter firmado um termo de compromisso com o Governo do Estado no combate à violência contra a mulher”, esclarece a coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sescoop/PR, Ketlyn Zipperer Mali.
O termo foi selado em julho, por meio da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e contempla diversas ações. A secretária Leandre Dal Ponte, responsável pela pasta, participou inclusive dos Encontros de Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar, em outubro, divulgando o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, desenvolvido pela Semipi.