COPAGRIL: Cooperativa premia autores dos melhores projetos e redações
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Dezembro/15/2011121516922/{/gallery}A Copagril realizou, na manhã desta quarta-feira (14/12), na sede da Associação Atlética Cultural Copagril, em Marechal Cândido Rondon, a premiação dos alunos e professores que participaram do 5º Concurso de Redação do Programa Cooperjovem e do 4º Prêmio Professor Cooperjovem no ano de 2011 onde, de forma inédita a Copagril, foi à única cooperativa do Paraná a classificar aluno e professor entre os três melhores do Brasil. Estiveram presentes na solenidade, além dos diretores da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, Eloi Darci Podkowa e Marcio Buss, representantes da Ocepar e do Sescop/PR, Marcos Antonio Caetano e Paulo Roberto Störbel, além de membros do poder legislativo, Secretaria de Educação, professores, pais e alunos dos municípios onde a Copagril desenvolve o Programa Cooperjovem.
Cooperjovem - O principal objetivo do Cooperjovem é estimular a formação de uma consciência inicial sobre cooperação e cooperativismo entre os alunos das escolas municipais. Na área de ação da Copagril, o programa é desenvolvido em 25 estabelecimentos de ensino de seis municípios, sendo que em 2011, participaram do concurso de redação 710 estudantes, sendo que foi classificada a melhor redação por município. No Paraná, o Prêmio teve cinco mil redações inscritas. No Brasil foram aproximadamente 17 mil redações. A aluna Letícia Caroline Przygodda, da Escola Municipal Tiradentes de Mercedes/PR, da área de ação da Copagril, foi considerada a 3ª melhor do País. Ela fez questão de ler sua redação para os presentes no evento, onde ressaltou a importância da cooperação em todos os momentos de sua vida, enfatizando que todo momento é oportuno para cooperar. “Na escola, ajudando meus colegas com as atividades, na igreja tocando violão e fazendo as leituras, em casa cuidando dos meus irmãos para minha mãe fazer o serviço e em muitas outras situações”, comentou aluna.
Professor - O 4º Prêmio Professor Cooperjovem teve 30 trabalhos finalistas do Paraná e mais de 50 em todo País. Na área de ação da Copagril, foram desenvolvidos 25 projetos, dos quais selecionados três para concorrer no Estado. A professora Neuza Maria da Fátima Neves Oliveira, da Escola Municipal Antonio Rockenbach, de Marechal Cândido Rondon, classificou-se em 3º lugar na etapa nacional. Aos se pronunciar, ela explanou a alegria de ter seu projeto em destaque no Brasil e contou sobre as dificuldades existentes para colocar em prática esse tipo de trabalho. “Abri mão da minha aposentaria porque senti que tinha muito mais para oferecer a sociedade através dos ensinamentos que passo para meus alunos e pretendo continuar trabalhando desta forma”. Além disso, também foram premiadas as melhores redações dos municípios da área de atuação da Copagril. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Copagril)