COOPERJOVEM: Vencedores dos prêmios Professor e de redação são premiados em Brasília

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“O Cooperjovem é o programa mais importante para a vida do cooperativismo. Se eu tivesse apenas um real para investir, como dirigente, investiria no Cooperjovem”, afirmou o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Márcio Lopes de Freitas, ao dar as boas vindas e parabenizar os vencedores do 5º Prêmio Professor Cooperjovem e 6º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, na manhã desta terça-feira (11/12), em Brasília (DF). Para Freitas, investir na educação cooperativa é plantar uma semente para ser colhida a longo prazo: “Seu efeito não é imediato, mas cria uma cadeia de reflexos que, sem dúvida, mudam a vida da comunidade. Esse é o papel de responsabilidade social das cooperativas”.

Estímulo - As premiações foram desenvolvidas pela instituição com o objetivo de estimular e fortalecer o conhecimento sobre o cooperativismo e para valorizar os professores que desenvolvem com seus alunos atividades baseadas nos conteúdos do Programa Cooperjovem. Os vencedores deste ano, do Prêmio Nacional de Redação, foram: na categoria I - Augusto Ferreira dos Santos, da Paraíba; Mikaela Ferreira Oliveira, de Goiás e Gabrielli Amanda Tavares, de Santa Catarina. Na categoria II - Nidya Ruthy Moreira Oliveira, do Piauí; Victor Emanuel Cruz de Oliveira, de Tocantins e Maria Eduarda Magnus Bauer, também de Santa Catarina. No Prêmio Professor Cooperjovem foram vencedores Marilei Balensiefer Lerner, do Paraná; Ana Cláudia Silva, do Mato Grosso do Sul e Francisco de Sousa Sonsin, também do Paraná. Os presidentes das unidades estaduais do Sescoop da Paraíba e de Tocantins, Andre Pacelli e Ricardo Khouri, respectivamente, acompanharam a cerimônia e receberam, também, uma homenagem dedicada às suas instituições.

Novidades – As edições deste ano trouxeram um diferencial: além dos tradicionais prêmios aos vencedores e às suas escolas, o grupo, composto por seis alunos e três professores, ganhou uma viagem à capital nacional do cooperativismo – Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul (RS). O roteiro teve início na tarde desta terça e segue por três dias. Na cidade onde se fundou a primeira cooperativa brasileira, eles conhecerão, de perto, o funcionamento de algumas delas.

Experiência única e memorável - A ideia, segundo a gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz Borba, foi proporcionar uma experiência única e memorável, tanto aos professores quanto aos alunos. “Nossa intenção é mostrar a eles que o movimento cooperativista está presente no país como um todo. Para muitos deles, é a primeira vez que saem de suas cidades. Além da beleza natural do estado do Rio Grande do Sul, que nesta época do ano proporciona um espetáculo à parte com sua programação natalina, queremos que eles aproveitem a oportunidade e percebam que estão praticando uma cultura que também é um negócio e, no futuro, podem vir a se tornar os novos empreendedores do país, fazendo parte de uma cooperativa”, relatou a gestora.

Turminha da cooperação - Outra novidade na cerimônia deste ano ficou por conta da participação da “Turminha da Cooperação”. Os troféus e certificados foram entregues pelos personagens Juju, Kazu e Pinho, que encantaram a garotada.

Saiba mais – O Cooperjovem é desenvolvido pelo Sescoop desde o ano 2000, com o objetivo de fortalecer os princípios do cooperativismo e estimular a culçtura da cooperação entre os alunos de cooperativas educacionais e escolas públicas dos ensinos fundamental e médio. Atualmente, 13 estados executam o programa. O ano de 2012 encerra com mais de 72 mil alunos participantes e 3.100 professore capacitados, em 165 municípios brasileiros. (Informe OCB)

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