COOPERJOVEM: Vai ser dada a largada para as inscrições no Prêmio Redação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A partir de 1º de agosto, alunos de escolas públicas que atuam com o Cooperjovem poderão se inscrever para a premiação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Voltado aos alunos da rede de ensino e cooperativas educacionais que fazem parte da 1ª fase do programa, o Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem tem como objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos por meio da produção de textos com temas ligados ao cooperativismo.
Temas distintos - Diferentemente das edições anteriores, em 2011 a competição terá dois temas distintos para cada uma das categorias de participação. Os alunos do 4º e 5º anos (antigas 3ª e 4ª séries) pertencem à categoria I e escreverão sobre o tema "Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente". Os maiores, do 6º ao 9º (antigas 5ª a 8ª), que fazem parte da categoria II, deverão discursar sobre "Juventude: o futuro das cooperativas".
Competição mais justa - A analista da gerência de Promoção Social do Sescoop, (área responsável pela promoção do prêmio), Ana Luiza Naves, explica que a novidade no regulamento tem por objetivo proporcionar uma competição mais justa aos jovens. "Do 4º ao 9º ano temos idades muito distantes entre os alunos. Pensando nisso, a comissão do prêmio optou pela divisão em dois temas. Assim, fica melhor e mais justa a avaliação da equipe julgadora", relata Ana Luiza.
Inscrições - Os alunos deverão se inscrever, a partir do dia 1º de agosto, nas próprias instituições de ensino. Os trabalhos passarão por três avaliações - nas escolas ou cooperativas educacionais, nas unidades estaduais e na unidade nacional do Sescoop. Em cada fase, serão selecionadas as três melhores redações de cada categoria. Em dezembro, a comissão julgadora nacional apresenta o resultado final, com os seis vencedores.
Prêmios - Os prêmios, tanto para a categoria I quanto para a categoria II, são:
1º lugar - um netbook e viagem à Brasília para um passeio com foco em cidadania e cooperativismo
2º lugar - um videogame
3º lugar - uma bicicleta
Diferenças - O Sescoop promove duas premiações relacionadas ao programa Cooperjovem: Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e Prêmio Professor Cooperjovem. O Prêmio Professor Cooperjovem, como o próprio nome já diz, é voltado aos professores que atuam com o programa nas escolas, realizando projetos didáticos com as turmas. A finalidade é o reconhecimento desses profissionais e o fortalecimento da qualidade, o aperfeiçoamento, a inovação e o contínuo sucesso do trabalho deles nas escolas. O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é voltado aos alunos das escolas participantes, e tem por objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio das redações produzidas por eles, sempre com temas relacionados à cultura da cooperação.
Mais informações - Para mais informações, acesse: http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/(Informe OCB)