Cooperjovem celebra criatividade, cooperação e aprendizado nas escolas parceiras da Cocari

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cocari 21 11 2025A Cocari realizou, na noite da sexta-feira passada (14/11), o encerramento do Programa Cooperjovem 2025, reunindo diretores da cooperativa, professores e representantes das escolas participantes nos municípios de Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Mandaguari e Marialva. O encontro marcou a conclusão de mais um ciclo de aprendizado, integração e transformação nas comunidades escolares atendidas pelo programa.

Formação para novas gerações

O vice-presidente da Cocari, João Carlos Obici, reforçou o caráter social do programa e sua importância para a formação das novas gerações. “A Cocari leva o Cooperjovem com muita seriedade. São mais de 20 anos de edições realizadas. É um programa social, que leva às escolas a disciplina de cooperação para alunos da terceira e quarta séries. Eles aprendem a sair do mundo da competitividade e entram em um mundo que cresce baseado na cooperação. Encerramos 2025 muito felizes com a quantidade de projetos, escolas e municípios participantes”, declarou.

Obici ainda destacou que a cooperativa já prepara a edição de 2026. “Somos suspeitos para falar do cooperativismo. Já estamos lançando a edição de 2026 e convidamos novos municípios e escolas a procurarem nossa área de cooperativismo”, completa.

União entre as turmas

Os depoimentos dos educadores reforçaram a dimensão prática e afetiva dos projetos realizados ao longo do ano. União entre turmas, parque novo e pátio renovado. “Mais uma vez o projeto foi espetacular. Desenvolvemos habilidades dos alunos e, principalmente, a cooperatividade entre eles. Unimos os quartos e quintos anos, fizemos desenhos no pátio e até conseguimos um parque para a escola. Foi extraordinário. O projeto da Cocari faz nossa escola e nossos alunos cada vez melhores”, resumiu a professora Nilza Helena da Conceição de Moraes, da Escola Municipal César Lattes, de Jandaia do Sul.

Engajamento de alunos e professores

Da Escola Municipal Maria dos Santos Severino, em Marialva, Tauana Carla de Roco Gonçalves relatou que o Cooperjovem trouxe muitos benefícios para alunos e escola. “Todos aproveitaram demais. Os professores se interessaram, se dedicaram e o resultado foi um sucesso. Essa iniciativa da Cocari, de trazer as escolas e promover visitas, é muito relevante”, afirmou.

Cores, vida e aprendizado

A professora Fernanda Cristina Gonçalves Machado, da Escola Municipal John Kennedy, de Jandaia do Sul, participante há quatro anos, destacou um período especial para sua escola. “Estamos em um prédio cedido, e o projeto trouxe cor, vida e envolvimento. Os alunos cooperaram e entenderam os eixos do cooperativismo. Este ano foi diferente porque conseguimos transformar nosso sonho em realidade. Agradeço à Cocari, ao Cooperjovem e à Cláudia Carvalho, que nos motiva para a realização dos projetos”, apontou.

Transformação pessoal

Para a professora Angélica Aparecida Felisbino Marchiori, da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Cambira, o Cooperjovem marcou uma mudança profunda. “Participar pela primeira vez foi muito importante para meu desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto mudou meu modo de pensar e transformou minha vida e a de todos que participaram”, destacou.

Mais cooperação, menos conflitos

Marcia de Fátima Vissossi, da Escola do Campo Paraíso da Infância, em Kaloré, relatou melhorias no clima escolar. “O projeto desenvolveu maior cooperação entre as crianças e professores. Houve mais participação e entrosamento, e as brincadeiras se tornaram mais agradáveis, sem intrigas”, disse.

Um presente

Participante pela primeira vez, Telma Inês Depieri Fragalli, da Apae de Marialva, se revelou encantada com as propostas do Cooperjovem. “Para mim foi muito especial, um aprendizado que não fica só na escola, é para a nossa vida também. É algo pessoal, que se estende ao nosso trabalho. Foi um presente, vou sentir falta”, enfatizou.

Protagonismo infantil

A professora Valéria Adriana Gonçalves Gervázio, da Escola Municipal Bom Pastor, em Mandaguari, descreveu a abordagem adotada. “Dedicamos o projeto à família escolar e às famílias dos alunos. Trabalhamos o protagonismo infantil, e as crianças cooperaram com melhorias na escola e na comunidade, com participação ativa dos pais. Foi uma grande satisfação. Pretendo ter novas oportunidades no Cooperjovem”, declarou.

Transformação na Apae

Rosangela Aparecida do Nascimento Vivian, da Apae de Mandaguari, destacou que as ações não terminaram com o ciclo anual. “Desde que começamos a participar, houve um envolvimento muito grande dos alunos e professores. Todos os quatro projetos tiveram continuidade, não foram apenas ações momentâneas. Seguimos aplicando as práticas que aprendemos. Foi uma mudança enorme”, contou.

Alcance do programa

O supervisor de Cooperativismo da Cocari, Hugo Carnelossi, destacou o alcance do programa em 2025. “Queremos agradecer a você, professor. Neste ano, foram mais de 20 projetos realizados nas escolas parceiras, mais de 1.200 alunos envolvidos e mais de 80 professores. Nosso muito obrigado! Reforçamos que esse é o compromisso da Cocari: levar a educação cooperativista para dentro das escolas. Que venha 2026 com ainda mais projetos inspiradores. Contamos com vocês”, disse, animado.

Gratidão e expectativas para 2026

O jantar reforçou a parceria entre a Cocari, as escolas e a comunidade educacional. Entre sorrisos, relatos emocionados e expectativas para o futuro, professores e representantes da cooperativa celebraram os resultados obtidos e reafirmaram o compromisso de seguir disseminando os valores cooperativistas e a missão de formar cidadãos mais conscientes, colaborativos e preparados para transformar suas comunidades.

Com mais de 20 anos de história na cooperativa, o Cooperjovem segue consolidado como uma das mais importantes ações sociais da Cocari, levando educação cooperativista, valores humanos e práticas de cooperação a estudantes, professores e toda comunidade escolar. (Assessoria de Imprensa Cocari)

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