COOPERJOVEM: Alunos são premiados no Encontro de Agentes de Desenvolvimento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sescoop/PR promoveu, na noite desta quinta-feira (17/11), em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, a entrega do 5º Prêmio de Redação do Programa Cooperjovem – etapa estadual. Foi durante o Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento. Os seis alunos paranaenses que se classificaram entre os três primeiros lugares nas duas categorias do concurso ganharam uma bicicleta. Os professores receberam uma placa em reconhecimento ao trabalho de orientação aos estudantes. Uma máquina fotográfica também foi repassada a cada uma das escolas classificadas para que elas registrem as ações desenvolvidas por meio do Cooperjovem. A entrega dos prêmios foi feita pelos gerentes de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche; de Desenvolvimento e Autogestão, Gerson José Lauermann, e pela analista de Desenvolvimento Humano e coordenadora estadual do Programa, Vanessa Christófoli.

 

Difusão do cooperativismo – De acordo com Leonardo, o Cooperjovem é um programa muito importante para a difusão do cooperativismo. “É através dele que passamos aos jovens os princípios que norteiam o cooperativismo, incentivando-os a cooperar cada vez mais, seja na escola ou mesmo em casa. São muitos os exemplos do sucesso desta iniciativa nas escolas apresentados pelas professoras”. Já a coordenadora do programa fez questão de ressaltar que a alma do Cooperjovem é a dedicação das educadoras. “Temos uma parceria muito bacana com as escolas e as professoras tem demonstrado um entusiasmo com o projeto e o resultado está representado aqui hoje com esta premiação”, disse Vanessa.

 

Categoria 1 - Os finalistas paranaenses do 5º Prêmio de Redação do Cooperjovem vão agora concorrer com os alunos de todo o País na etapa nacional do concurso que, no Estado, teve mais de cinco mil redações inscritas. Participaram da categoria 1, os alunos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental que escreveram sobre o tema “Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente”. Nessa categoria, os premiados foram: Ana Clara Alfredo Nunes, da Escola João Daniel Machado Benetti, de Astorga, orientada pela professora Aliciane Serigioli; Letícia Caroline Przygodda, da Escola Municipal Tiradentes, de Mercedes, orientada pela professora Roselete Schiestl e Rodrigo dos Santos Silva, da Escola Municipal Nice, de Assis Chateaubriand, orientada pela professora Gisele Lorenzini Médola. Também participaram da solenidade as coordenadoras do Programa Cooperjovem dos municípios classificados no Prêmio, Aline Farias da Silva, da Cooperativa Nova Produtiva; Cremilde Andreolli, da Cooperativa Copagril, e Mirna Klein Furio, da Cooperativa C.Vale.

 

Categoria 2 – A categoria 2, destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, teve como tema “Juventude: o futuro das cooperativas” e os três primeiros lugares ficaram com Larissa Milena Girotto, orientada pela professora Jéssica Raizi Brito, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Iracema do Oeste; Kennedy Felipe Oliveira Kyung e Pedro Fagundes da Silva, orientados pela professora Stela Mari Nodari, do Colégio Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu. As coordenadoras do Cooperjovem nos dois municípios, que também estavam presentes, são Gislaine Pontes, da Cooperativa Copacol e Geruza Ronconi Ramirez, do Colégio Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu.

 

Programa Cooperjovem – O Programa Cooperjovem foi implantado pelo Sescoop Nacional em todo o País em 2002, com o objetivo de estimular a cultura da cooperação no ambiente escolar. No Paraná, é realizado em parceria com 12 cooperativas, em 41 municípios, envolvendo 10 mil alunos e 564 professores. 
{gallery}noticias/2011/Novembro/18/20111118152538/{/gallery}

Conteúdos Relacionados