COOPERJOVEM: Aluna do PR entre os vencedores do Prêmio Nacional de Redação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A estudante Gabriela Aparecida Quintilhano Domingos, da Escola Municipal Dr. Ary da Cunha Pereira, de Mandaguari (PR), está entre os vencedores do 4º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. Em sua cidade, o Cooperjovem é executado em parceria com a cooperativa Cocari. Ela ficou em segundo lugar na categoria I, formada por alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Gabriela conquistou essa mesma colocação na edição estadual do concurso, cuja premiação aconteceu no início de novembro, em Curitiba. Agora, ela e outros cinco estudantes de Santa Catarina, Piauí, Goiás e Mato Grosso do Sul que ficaram entre os finalistas da fase nacional serão premiados na próxima sexta-feira (03/12), na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF).

Realização - O 4º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em parceria com 13 unidades estaduais. Trata-se de uma ação dirigida aos alunos da rede pública de ensino e cooperativas educacionais participantes do Programa Cooperjovem. O objetivo da premiação é estimular e fortalecer o conhecimento sobre o cooperativismo nas escolas, incentivando a produção de textos por alunos do programa. O Prêmio possui duas categorias: a primeira, para alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental (antigas 3ª e 4ª séries); a segunda, para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental (antigas 5ª a 8ª séries).

Conhecimento - Na opinião do gerente Geral do Sescoop, Ryan Carlo, "é sempre um prazer trabalhar com o prêmio redação, porque ele demonstra a efetividade do nosso trabalho nos estados que têm o Cooperjovem implantado." Ryan complementa: "É interessante ver como ele fortalece e estimula o conhecimento dos alunos sobre o cooperativismo."

Tema - O tema deste ano foi "A cooperação como elemento transformador de uma sociedade" e, segundo o gerente Ryan Carlo, foram feitas mais de 14 mil inscrições. Os trabalhos dos alunos foram avaliados, primeiramente pelas escolas, depois pelas unidades estaduais e, os três melhores de cada estado passaram pelo crivo da Comissão Nacional de Avaliação do 4º Prêmio, formada por funcionários da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Supervisor de PAC do Sicoob Judiciário. (Com informações da OCB)

Na Categoria I (4º e 5º anos) foram vencedores os alunos:

1º lugar - Lara Maciel da Silva (São João do Sul/SC)

2º lugar - Gabriela Aparecida Quintilhano Domingos (Madaguari/PR)

3º lugar - Suellen da Silva Ribeiro (Amarante/PI)

Na Categoria II (6º ao 9º anos) os vencedores foram:

1º lugar - Roberta Damasceno Chaves - M.E.B Urbano Pedro Guimarães  de Piracanjuba/GO

2º lugar - Francieli Fernanda Eichinger - Escola Municipal Ministro Marcos Freire, Nova Andradina/MS

3º lugar - Érika Maria Andrade Silva - Cooperativa Educacional e Social de Pedro II - COESP, Pedro II/PI

Conteúdos Relacionados