Cooperativa Tradição lança Programa Cooperjovem em colégio de Pato Branco
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Agroindustrial Tradição deu início a uma nova fase de integração com a comunidade escolar ao lançar, no Colégio Sesi de Pato Branco, o Programa Cooperjovem. A iniciativa tem como foco levar os princípios do cooperativismo para dentro das escolas, formando crianças e jovens com base em valores como solidariedade, responsabilidade, democracia e senso de colaboração.
O Cooperjovem é promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e, nesta primeira edição, em Pato Branco, envolve 90 alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Sesi. O lançamento oficial ocorreu no primeiro dia de aula do segundo semestre letivo e marca o início de uma jornada educacional voltada ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e à valorização do trabalho coletivo. Representando a cooperativa no evento estiveram presentes o gerente de Pecuária, Cleucimar Pereira e a coordenadora de Organização de Quadro Social, Eliane Negri.
Segundo Eliane, o programa vai além das fronteiras do cooperativismo tradicional. “O Cooperjovem é uma ação voltada à comunidade, especialmente a estudantes de escolas públicas, sejam eles cooperados ou não. Nosso objetivo é fazer com que os jovens compreendam a importância do cooperar e os impactos positivos que isso gera na sociedade”, explica.
Durante o primeiro semestre, os professores do Colégio Sesi participaram de oficinas práticas de capacitação, preparando-se para aplicar a metodologia cooperativista em sala de aula. “Estamos muito satisfeitos com o engajamento dos educadores. Essa base sólida é essencial para o sucesso do programa”, ressalta Eliane.
A diretora do Colégio Sesi, Jaqueline Campos, destaca que a proposta do Cooperjovem se alinha à filosofia pedagógica da instituição. “Nosso objetivo é formar jovens empreendedores, capazes de resolver problemas reais e se inserir de maneira efetiva na sociedade e no mercado de trabalho. A metodologia cooperativista vem ao encontro desse propósito, pois forma cidadãos conscientes, colaborativos e preparados para os desafios do mundo atual”.
O programa busca não apenas disseminar o conhecimento sobre o cooperativismo, mas também desenvolver nos alunos habilidades como colaboração, respeito e responsabilidade. (Assessoria de Imprensa Cooperativa Tradição)