Cooperativa Tradição lança Dojo de Segurança
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A inovação é um dos pilares que impulsionam o agronegócio brasileiro e na Cooperativa Agroindustrial Tradição essa cultura se manifesta de forma constante. Reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar de seus mais de 800 colaboradores, a cooperativa inaugurou o Dojo de Segurança, um espaço inédito e permanente instalado na matriz, em Pato Branco (PR).
O ambiente foi desenvolvido para simular situações reais vividas no dia a dia de trabalho, com 18 simulacros que reproduzem ocorrências de risco, possibilitando o treinamento prático e preventivo das equipes. “Na Tradição, a segurança de nossos colaboradores está em primeiro lugar, e os investimentos nessa área são contínuos. Nosso objetivo é preparar cada vez mais os colaboradores e nossas unidades para evitar ou minimizar riscos”, destaca o presidente da cooperativa, Julinho Tonus.
A inauguração contou com a presença de colaboradores da Tradição, representantes de cooperativas coirmãs, parceiros, integrantes do 13º Grupamento de Bombeiros de Pato Branco e imprensa. Durante o evento, os simulacros foram apresentados com demonstrações práticas, reforçando o caráter técnico e educativo da iniciativa. O espaço será utilizado para treinamentos de integração de novos colaboradores e para capacitações específicas das equipes.
Origem da iniciativa
O projeto nasceu após uma imersão no Japão, promovida pelo Sistema Ocepar. As visitas foram realizadas em empresas do setor automobilístico e contou com a participação do assessor de Assuntos Estratégicos da cooperativa, Fernando Neitzke Junior, que trouxe a inspiração para adaptar o modelo japonês à realidade do cooperativismo paranaense.
“O termo “Dojo” vem do japonês e significa “local do caminho”, originalmente usado para designar o espaço de treinamento das artes marciais. Durante a visita, percebemos a viabilidade de implantar esse conceito na cooperativa, pois já possuíamos os equipamentos necessários para montar os simulacros. Desde então, desenvolvemos o projeto junto ao Sesmt, com a certeza de que será muito utilizado pelas nossas equipes. A Tradição tem o compromisso com a vida e o bem-estar de seus colaboradores”, explica Fernando Neitzke Junior.
Segurança, tecnologia e sustentabilidade
Mais do que inovação, o Dojo de Segurança reflete a cultura da Cooperativa Tradição ao unir segurança, tecnologia e sustentabilidade. Todos os simulacros foram confeccionados com materiais reaproveitados das unidades da cooperativa, dando novo uso a itens que seriam destinados à reciclagem. “Promovemos a reutilização de materiais que voltaram à atividade dentro da cooperativa, transformando descarte em aprendizado”, ressalta a diretora de Governança, Mareli Linck Neitzke.
Reconhecimento do setor
Durante a inauguração, o assessor jurídico da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Paraná), Graziel Pedrozo de Abreu, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cultura de segurança nas cooperativas. “Parabenizo a Tradição por este projeto inovador, que reforça a preparação e traz um diferencial à cultura de segurança dos colaboradores. O Dojo reproduz situações reais de risco que podem ocorrer no dia a dia, lembrando que mesmo os profissionais mais experientes estão sujeitos a acidentes quando há distração”, destacou.
Compromisso permanente com a segurança das pessoas
Desde a fundação, a Cooperativa Tradição mantém a segurança como prioridade em todas as suas operações. “À medida que crescemos, também cresce nossa responsabilidade em garantir ambientes seguros. A inauguração deste espaço é um marco, uma prática comum no Japão, mas inédita no Brasil. A segurança do colaborador é ponto primordial e está presente desde o processo de integração até o último dia de trabalho. O Dojo é mais uma prova desse compromisso”, reforça o presidente Julinho Tonus.
Com o Dojo de Segurança, a Cooperativa Tradição consolida sua posição de referência em inovação e cuidado com as pessoas, reafirmando que o progresso só é completo quando caminha junto com a segurança e o respeito à vida. (Assessoria de Imprensa Cooperativa Tradição)