COOPAGRÍCOLA: Estudante de Palmeira ganha prêmio estadual de redação do Cooperjovem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A aluna Lorena Maria Genari, 4º ano, Escola Municipal Jesuíno Marcondes, de Palmeira, que tem como professora Míriam Aparecida de Freitas foi a vencedora do Prêmio Cooperjovem 2012, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Em âmbito regional, o Cooperjovem é desenvolvido pela Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa (Coopagrícola) em parceria com as secretarias municipais de Educação, onde tem suas unidades, como é o caso de Palmeira.

Entrega dos prêmios - Na tarde desta quinta-feira (31/10), no Cine Teatro Municipal de Palmeira, aconteceu a entrega dos prêmios aos alunos vencedores do concurso de redação. Além de Lorena, classificada na etapa estadual, o aluno Eliseu Prestes Auer, da Escola Eurides Teixeira e a aluna Keila Cristine Godoi Rocha, da Escola Anna Ferreira, também receberam seus prêmios, uma bicicleta para cada um dos vencedores, entregues pelo gerente geral da Coopagrícola, Prentice Balthazer Júnior e por Fernando Mendes, analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR.

Presenças - A solenidade contou ainda com a presença do representante do prefeito Altamir Sanson, assessor Mauro Cintra, Ione Viatroski, diretora do Departamento de Educação de Palmeira, Diacir Janete Vida, Coordenadora do Projeto do Programa Cooperjovem em Palmeira e de Eliane Dalazoana, Coordenadora do Projeto Cooperjovem de Ipiranga.

Mini Intercâmbio Cultural - Antecedendo a premiação dos três alunos, aconteceram os pronunciamentos e a realização do 1º Mini Intercâmbio Cultural, com apresentações feitas pelos alunos das escolas Anna Ferreira, Escola Nossa Senhora do Rocio, Escola Imaculada Conceição, Escola Jesuíno Marcondes, todas de Palmeira, e Escola Contra Turno Criança Viva de Ypiranda, que apresentaram músicas e encenações abordando o Cooperjovem.

Cooperjovem - O Cooperjovem  foi adotado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com o objetivo de fomentar o cooperativismo por meio da escola, com objetivo de se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. O estabelecimento do diálogo entre educador e educando facilita a integração e cria um clima de confiança, respeito e cooperação, ou seja, a escola é uma extensão da família.

Parceria - A parceria com o município de Palmeira vem desde 2010, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, envolvendo várias escolas municipais – diretoras, professoras e alunos – e sempre tem conquistado prêmios, como é o caso deste ano com três alunos premiados, sendo uma a nível estadual que representará Palmeira a nível nacional.

Homenagem - A diretora de Educação, Ione Maria Viatroski, fez questão de prestar uma homenagem à aluna Lorena Maria Genari que recebeu o prêmio estadual, cuja trabalho de redação concorreu com outros 3 mil do Paraná. Ione parabenizou Lorena e sua professora Miriam Aparecida Freitas dos Santos. “Queremos parabenizá-la e agradecer por estar levando o nome de Palmeira em tão importante ação que significa muito para nosso município e nossa educação”, afirmou Ione.

Presente especial - As professoras atuantes no Cooperjovem receberam um presente especial pela ótima participação durante o desenvolvimento do programa. Todas as crianças que participaram receberam kits como presente. Lembrou que a Escola Jesuíno Marcondes também teve a aluna Jenifer Ramos Tavares, premiada no Concurso Agrinho 2012 na categoria Desenho Especial, também a nível estadual. (Com informações do Jornal de Palmeira)

{gallery}noticias/2012/novembro/01/coopagricola/{/gallery}

Conteúdos Relacionados