Capal investe em profissionalização para melhorar atendimento e eficiência interna
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Com o objetivo de aprimorar constantemente a qualidade do atendimento aos cooperados e otimizar suas operações internas, a Capal concluiu um treinamento focado em Lean Office, com duração de oito meses, para um grupo de colaboradores da Matriz, em Arapoti (PR). Baseada em conceitos de produção enxuta, a metodologia Lean Office busca reduzir desperdícios em processos internos e aumentar a produtividade por meio de práticas eficientes nos sistemas administrativos.
O treinamento capacitou os colaboradores para mapear e padronizar fluxos de trabalho, utilizando ferramentas voltadas à eliminação de tarefas repetitivas e à sistematização dos processos. Como resultado do curso, os participantes desenvolveram projetos que foram implementados na cooperativa, otimizando processos em várias frentes. Essas melhorias também impactarão outras Unidades, contribuindo para a eficiência em toda a operação.
Agilidade no recebimento e análise de grãos
“Antes do projeto, o fluxo de caminhões durante a safra de inverno era mais lento, e a gestão dependia muito do uso de papel”, relata Thaise de Paula Felipe, assistente de qualidade de grãos, que participou do curso e desenvolveu um projeto com seu grupo na área de recebimento e análise de cereais. Com as melhorias implementadas, o sistema se tornou mais ágil e o uso de papel foi reduzido, resultando em menos retrabalhos e um fluxo mais eficiente e sustentável.
Além disso, houve investimentos nas máquinas utilizadas para o quarteamento das amostras na Matriz, o que diminuiu os movimentos repetitivos e melhorou as condições de trabalho dos colaboradores. Essa modernização não só elevou a qualidade das amostras coletadas, mas também reduziu as chances de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e eficiente.
Melhorias na gestão de contratos
Priscila Antunes dos Santos, analista comercial, também avaliou positivamente a experiência. O grupo do qual fez parte executou um projeto final sobre gestão de contratos. “Já estávamos com algumas ideias de melhorias para sistematizar a gestão dos contratos, e o curso permitiu que aplicássemos essas mudanças. A metodologia foi muito dinâmica e atual, com atividades práticas que ajudaram a utilizar ferramentas novas”, pontua. Ela destacou que o curso se alinha muito bem à realidade atual, com instrumentos que trazem melhorias no processo. Priscila também mencionou que, no curso, a parte teórica se integrava à prática, o que foi muito benéfico.
Aline Brizola Solda, analista de Gestão de Pessoas da Capal, afirma que o treinamento abrangeu diversas áreas e focou na identificação de problemas e na otimização de processos. “O apoio de profissionais experientes ajudou na aplicação das metodologias e na preparação para apresentações dos resultados”, pontua. Aline observa que a metodologia do curso incluiu a identificação de problemas, a proposta de soluções e a revisão contínua dos processos, o que resultou em melhorias práticas tanto na Matriz quanto nas Unidades.
Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial
Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,7 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 959 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área assistida ultrapassa os 179 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos ao ano. (Assessoria de Imprensa Capal)