CAPAL: Estudantes plantam 500 mudas nativas em Arapoti (PR), com apoio da cooperativa e UPL

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Capal Cooperativa Agroindustrial foi um dos apoiadores do plantio de 500 mudas nativas em Arapoti (PR), realizado pelo projeto ambiental do Colégio Colônia Holandesa (CCH). Na semana passada, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio plantaram as árvores em terreno pertencente à Igreja Evangélica Reformada.

Acompanhamento - O setor ambiental da cooperativa acompanhou as atividades. “Com o plantio das mudas, iniciamos a recuperação da área, que sofreu uma queimada no ano passado durante o período de seca. Também estamos acompanhando a qualidade dos recursos hídricos disponíveis no terreno”, conta a analista ambiental Ana Carla Rosgoski. “Este projeto é de extrema importância para o meio ambiente e para a educação ambiental, tanto dos alunos quanto da sociedade”, complementa.

Arborização - A diretoria do CCH reforça que o projeto começou pela arborização para amenizar os danos sofridos pelo terreno, mas compreende a conscientização como um todo. “A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. Uma das nossas missões, quando se trata de meio ambiente, é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, comprometidos com a vida e aptos a atuar na realidade socioambiental”, aponta a diretora Ana Luísa Klas Blanski.

Mudas - As mudas foram doadas pela empresa UPL, por intermédio da Capal. Reginaldo Dias, consultor técnico comercial da UPL, comenta a relevância da inciativa: “entendemos a importância dessa ação, pois sustentabilidade e preservação do meio ambiente são alguns de nossos pilares. Agradecemos à cooperativa e ao colégio pela parceria”.

Envolvimento - O projeto multidisciplinar envolve diferentes áreas do conhecimento. O nome que o local recebeu ilustra bem essa distinção: “Bosque Felicis” foi inspirado no Arcadismo, movimento literário do século XVIII. A partir de agora, em conjunto com a Igreja e auxílio da Capal, os estudantes continuam as atividades do projeto com a manutenção da área.

Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial - Fundada em 1960, a Capal conta atualmente com mais de 3,4 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo mais de 750 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 153 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos. (Imprensa Capal)

Conteúdos Relacionados