AGRÁRIA: Cooperativa promove Semana de Educação Financeira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Entre os dias 22 e 26 de agosto, a Agrária realizou sua primeira Semana de Educação Financeira. O evento foi organizado pela equipe do Programa Suas Finanças, criado em 2021 com o objetivo de levar informação e auxiliar colaboradores, cooperados e a comunidade a manterem uma relação saudável com o dinheiro.

Palestras e lives - Durante cinco dias, aconteceram seis palestras e três lives. “Para montar a programação utilizamos a pesquisa de opinião que fizemos com os colaboradores no início do ano e selecionamos os temas mais pedidos. Também incluímos alguns conteúdos que consideramos importantes para o nosso público”, esclarece Elenice Passarelli, analista financeiro que coordena o Programa.

Temas - Planejamento Financeiro, Cartão de Crédito e Cheque Especial foram os assuntos abordados nas atividades presenciais, realizadas em todas as unidades da Cooperativa. Eles foram conduzidos pelos multiplicadores do Programa Suas Finanças (formados no primeiro semestre desse ano), e pela equipe do Sicredi. Enquanto os multiplicadores apresentaram a metodologia DSOP para organização do orçamento doméstico, os agentes da Cooperativa de Crédito falaram sobre os produtos bancários.

Primeira - A primeira live da Semana de Educação Financeira, no dia 22, foi conduzida pelo Coordenador de Atendimento ao Cooperado da Agrária, Emerson dos Santos, e exclusiva para esse público. No dia 23, com a participação de cooperados e colaboradores, Adriana Cássia Zandoná França, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi, falou sobre investimentos. Já no dia 24, foi a vez de Daniela Ristow Canuto Xavier, educadora financeira da DSOP, tratar do tema portabilidade.

Visualizações - As lives do evento somaram mais de 200 visualizações. Já a participação nas atividades presenciais contou com cerca de 400 pessoas. “A palestra que participei trouxe conceitos básicos e inspiradores a respeito da Educação Financeira. Percebi que é possível organizar as finanças pessoais e ter uma vida mais equilibrada. Acho muito importante essa oportunidade para nós, colaboradores, aprendermos a fazer uma boa gestão das nossas finanças pessoais e para a empresa, que passa a ter colaboradores mais produtivos e motivados”, comenta Clarice Koçowski Rudek, analista de execução no setor Comercial de Óleo e Farelo.

Outros públicos - No Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, as ações da Semana de Educação Financeira foram voltadas para os alunos dos oitavos e nonos anos do ensino fundamental e para todas as turmas do ensino médio. Esses estudantes já contam com a disciplina de educação financeira em seu currículo escolar.

Jovem Aprendiz - Além deles, os colaboradores da Agrária inseridos no programa Jovem Aprendiz e os aprendizes de outras empresas de Entre Rios também participaram das atividades. “A educação financeira contribui para o aprendizado, desde cedo, sobre a utilização adequada do dinheiro. Apresentar aos alunos as ferramentas necessárias para planejar, organizar e concretizar sonhos também se faz muito importante, para que eles compreendam o valor do dinheiro, sobretudo, dos esforços necessários para a conquista da independência financeira”, reflete a professora Maria Luiza Klein de Oliveira, coordenadora do Programa Jovem Aprendiz e professora de educação financeira do ensino médio.

Participação - Os colaboradores da IREKS do Brasil também tiveram a oportunidade de participar da Semana. De acordo com Julyhanno Husch Miranda, do departamento Administrativo e de Pessoal da empresa, ter uma equipe que administra melhor suas finanças pessoais pode impactar positivamente na produtividade do dia a dia. “A recepção dos colaboradores foi bem positiva, os conteúdos ministrados os auxiliarão na elaboração de um plano financeiro, conciliando os gastos do cotidiano com o estabelecimento de metas para a realização do sonho pessoal de cada um deles”, afirma. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados