XI Seminário ABMR A analisa agronegócio em tempos de desafio
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de trocar idéias e buscar soluções e caminhos diferenciados para o agronegócio, a principal alavanca da economia brasileira, a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio realiza, no próximo dia 18 de abril, no Clube Translatântico, em São Paulo, o XI Seminário ABMR&A Agronegócio em tempos de desafio – Empresas, produtores e suas experiências. O seminário é direcionado para presidentes, diretores, gerentes de marketing, comerciais e financeiros das empresas que integram as cadeias do agronegócio, analistas de mercados e instituições financeiras, bem como produtores rurais, entidades governamentais e imprensa.
O cenário do agronegócio – Segundo a ABMR&A, “desde 1995 não tivemos um ano tão desfavorável para o agronegócio como o ano de 2005. Dentre as principais causas destacam-se as taxas de câmbio desfavoráveis, com desbalanceamento da cotação do dólar na hora de planejar o plantio (em torno R$ 3,20) e no momento da comercialização da safra (R$ 2,20), além disso, intempéries provocaram frustrações de safras nas regiões Sul e Centro-Oeste, resultando em um decréscimo de 15,46% do PIB da agricultura em relação a 2004 e 1,49% no PIB do setor pecuário, acarretando um balanço negativo de perda de renda do agronegócio brasileiro de R$ 26,26 bilhões. Para a safra 2005/2006, apesar de o tempo ter colaborado até agora, o cenário poderá se repetir, pois ainda persistem os mesmos problemas conjunturais agravados por uma redução de tecnologia no plantio da safra 2005/2006”.
Conferencistas
– Pedro Parente, ex-ministro orçamento e gestão do Governo
FHC e atual vice-presidente da RBS; Jônadan Ma - vice-presidente da COONAI,
diretor da CANAVALE e diretor executivo do Grupo Ma Shou Tão; Nelson
Pineda, pecuarista, proprietário da Fazenda Paredão, em Oriente,
SP, diretor técnico-científico da ABCZ – Associação
Brasileira dos Criadores de Zebu; Eduardo Giannetti, graduado em Economia e
Ciências Sociais pela USP e PhD em Economia pela Universidade de Cambridge,
Inglaterra. Eleito “Economista do Ano”, em 2004, pela Ordem dos
Economistas de São Paulo, atualmente professor do Ibmec. José
Luiz Tejon, fundador e conselheiro efetivo da ABMR&A, membro do conselho
do PENSA, professor de pós-graduação da FGV e diretor geral
da Oesp Mídia, empresa do Grupo Estado. Informações e inscrição: