XI Seminário ABMR A analisa agronegócio em tempos de desafio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de trocar idéias e buscar soluções e caminhos diferenciados para o agronegócio, a principal alavanca da economia brasileira, a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio realiza, no próximo dia 18 de abril, no Clube Translatântico, em São Paulo, o XI Seminário ABMR&A Agronegócio em tempos de desafio – Empresas, produtores e suas experiências. O seminário é direcionado para presidentes, diretores, gerentes de marketing, comerciais e financeiros das empresas que integram as cadeias do agronegócio, analistas de mercados e instituições financeiras, bem como produtores rurais, entidades governamentais e imprensa.

O cenário do agronegócio – Segundo a ABMR&A, “desde 1995 não tivemos um ano tão desfavorável para o agronegócio como o ano de 2005. Dentre as principais causas destacam-se as taxas de câmbio desfavoráveis, com desbalanceamento da cotação do dólar na hora de planejar o plantio (em torno R$ 3,20) e no momento da comercialização da safra (R$ 2,20), além disso, intempéries provocaram frustrações de safras nas regiões Sul e Centro-Oeste, resultando em um decréscimo de 15,46% do PIB da agricultura em relação a 2004 e 1,49% no PIB do setor pecuário, acarretando um balanço negativo de perda de renda do agronegócio brasileiro de R$ 26,26 bilhões. Para a safra 2005/2006, apesar de o tempo ter colaborado até agora, o cenário poderá se repetir, pois ainda persistem os mesmos problemas conjunturais agravados por uma redução de tecnologia no plantio da safra 2005/2006”.

Conferencistas – Pedro Parente, ex-ministro orçamento e gestão do Governo FHC e atual vice-presidente da RBS; Jônadan Ma - vice-presidente da COONAI, diretor da CANAVALE e diretor executivo do Grupo Ma Shou Tão; Nelson Pineda, pecuarista, proprietário da Fazenda Paredão, em Oriente, SP, diretor técnico-científico da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu; Eduardo Giannetti, graduado em Economia e Ciências Sociais pela USP e PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Eleito “Economista do Ano”, em 2004, pela Ordem dos Economistas de São Paulo, atualmente professor do Ibmec. José Luiz Tejon, fundador e conselheiro efetivo da ABMR&A, membro do conselho do PENSA, professor de pós-graduação da FGV e diretor geral da Oesp Mídia, empresa do Grupo Estado. Informações e inscrição: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (11) 3812-7814 / 3814-0491.

Conteúdos Relacionados