WORKSHOP: Cooperativas estudam estratégias para elevar participação no mercado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a presença de 65 profissionais de 27 cooperativas agropecuárias paranaenses, entre diretores e executivos das áreas de mercado internacional, varejo e marketing, foi realizado, na tarde dessa quarta-feira (24/11), pela plataforma Zoom, o Workshop de Mercado – 1º Encontro dos executivos de mercado das cooperativas agropecuárias, promovido pelo Sistema Ocepar. Um dos propósitos foi discutir as principais linhas de atuação do Projeto 4 – Mercado, que integra o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, que objetiva viabilizar o aumento da participação dos produtos das cooperativas nos mercados interno e externo. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enfatizou que há uma demanda muito boa no setor do agronegócio no mundo. “E é a demanda que impulsiona o mercado. Estamos no caminho certo: vamos fechar muito bem o ano, inclusive com bons resultados. E torcer para que as coisas continuem bem”, ressaltou.

Cenário - O encontro teve a participação do professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e sócio da Markestrat, Marcos Fava Neves, que coordenou as atividades, com o objetivo de identificar as principais demandas no setor de mercado das cooperativas. Segundo explicou, de início, o que se pretende é captar ideias dos executivos das cooperativas para, então, adotar estratégias que levem ao aumento da participação de seus produtos e serviços no mercado internacional e no nacional.

Expectativa - “O cooperativismo do Paraná tem enormes chances pela frente”, disse, destacando que há possibilidade de expansão dos negócios no mercado de grãos e fibras, carnes suína, de aves e bovina e de biocombustíveis. “Temos muitas chances de capturar parte desse crescimento para as cooperativas do Paraná, que são altamente pautadas pela demanda.” E acrescentou que esse aumento de participação no mercado será mais fácil por meio do engajamento, das ações coletivas, alianças estratégicas e parcerias das cooperativas. O tema de sua palestra foi “Cenários e tendências de mercado para as cooperativas”. Ele também coordenou uma oficina de ideias, junto com os profissionais da Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec) e representantes das cooperativas.

Positivo - O gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Flávio Turra, que detalhou o “PRC200 – Projeto Mercado”, considerou que “o primeiro encontro atingiu plenamente as expectativas e faz parte da fase de diagnóstico das demandas das cooperativas. Por isso, a participação delas foi fundamental para o sucesso do evento.” E acrescentou que, nos próximos encontros serão debatidas as estratégias de atuação e os planos de negócios a serem conduzidos para os próximos quatro anos. A execução do projeto está prevista para o início de maio de 2022.

Presenças - Também participaram do evento o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, o presidente da Cooperativa Bom Jesus e diretor do Sescoop/PR, Luiz Roberto Baggio, os profissionais da Getec, Silvio Krinski, coordenador de Desenvolvimento Técnico, Alexandre Monteiro e Maiko Zanella, analistas de Desenvolvimento Técnico – Mercado, Carolina Teodoro, analista de Desenvolvimento Técnico, Devair Mem, coordenador de Desenvolvimento Cooperativo,  e Rodrigo Donini, analista técnico da Gerência de Desenvolvimento Cooperativo. 

 

Conteúdos Relacionados