VISITA I: Dirigentes da Ocepar, Faep e Fecomércio se reúnem em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

visita 19 07 2012Os presidentes dos Sistemas Faep, Ágide Meneguette, e Fecomércio, Darci Piana, estiveram na manhã desta quarta-feira (19/07) na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Os dirigentes foram recebidos pelo presidente João Paulo Koslovski, em reunião que teve como pauta as discussões sobre a economia no país e as perspectivas para os setores agropecuário, comércio, serviços e cooperativismo. Também foram debatidas questões como o seguro rural e medidas de apoio ao crédito, desoneração de impostos e estímulo ao comércio. Os dirigentes destacaram a sinergia entre as entidades representativas no Paraná, que trocam informações de forma constante, o que favorece as análises macroeconômicas e as estratégias de ação de cada instituição. Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Faep (Federação da Agricultura do Paraná) e Fecomércio (Federação do Comércio do Paraná) fazem parte do G8 e do Fórum Futuro 10, iniciativas que congregam as entidades representativas do estado, buscando implantar ações estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. 

Troca de informações Para o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, a troca de informações entre as entidades representativas do estado é fundamental, pois assim se constroem cenários macroeconômicos mais precisos. “Trouxe dados sobre o comércio e vim em busca de informações sobre a agropecuária e o setor cooperativista. O fato é que, no Paraná, se a agricultura estiver num bom momento, o setor de comércio também se fortalece”, afirmou. Segundo o dirigente, a alta de preços das commodities agrícolas e a retração nas vendas do comércio no país são variáveis que preocupam. “Há uma elevação expressiva das cotações internacionais e precisamos avaliar os reflexos que isso terá no mercado brasileiro. Por isso a importância da reunião com os dirigentes da Ocepar e da Faep”, explicou.

Preocupação - De acordo com Piana, as medidas do Governo Federal para estimular a economia não estão sendo suficientes para aquecer o setor de comércio e serviços. “A ação do governo é positiva, mas mesmo assim estamos percebendo uma queda nas vendas que é um dado preocupante, embora ainda não haja nenhum movimento de demissões no segmento”, relata. Conforme o dirigente, comércio, serviços e turismo empregam cerca de 1,8 milhão de pessoas no Paraná. “Temos dito aos nossos comerciantes para manterem cautela nos investimentos, nos seus estoques, que cuidem do crédito, porque a inadimplência está subindo muito. Há uma percepção de que as coisas não estão andando como antes”, disse.

Conteúdos Relacionados