VISITA: Demandas do cooperativismo são tema de reunião com executivos do Rabobank

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã desta quarta-feira (05/01), os superintendentes Robson Mafioletti e Nelson Costa, da Ocepar e Fecoopar, respectivamente, receberam executivos de São Paulo que atuam no Paraná por meio do grupo Rabobank, instituição financeira que tem origem no cooperativismo holandês. A finalidade da visita foi conhecer mais sobre as principais demandas das cooperativas paranaenses e detalhes do Plano Paraná Cooperativo 200, o PRC 200, planejamento estratégico do setor, coordenado pelo Sistema Ocepar. Pelo Rabobank, participaram Beatriz Passos, responsável pela carteira com as cooperativas, Marcela Marini, especialista da área de grãos, Isis Brighetti, do setor de crédito, e Pedro Carvalho, da área comercial.  Também acompanharam o encontro, Leonardo Silvestri Szymczak, analista da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, José Ronkoski, gerente administrativo e financeiro do Sescoop/PR, Devair Men, coordenador desenvolvimento cooperativo e Jessé Rodrigues, analista técnico do Sescoop/PR, e o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.

Estiagem - Mafioletti também fez um relato sobre o momento vivido pelos produtores cooperados, devido ao longo período de estiagem e que levou o governo do Paraná a decretar, no último dia 30 de dezembro de 2021, estado de emergência devido à crise hídrica. Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Agricultura, as perdas em função da seca já ultrapassam R$ 16,8 bilhões no Paraná, atingindo a soja, milho, feijão, batata, silagem, leite, hortaliças, laranja, entre outros itens agropecuários. “Num momento como este, de crise para a agricultura, é importante que instituições financeiras como o Rabobank possam apoiar com a disponibilização de crédito, para que os produtores impactados possam continuar investindo e produzindo alimentos”, frisou o superintendente da Ocepar.

Atuação - O Rabobank começou a atuar na década de 1890, como um grupo de pequenas cooperativas bancárias fundado por fazendeiros holandeses. Reunindo recursos e trabalhando em conjunto, esses agricultores encontraram uma maneira de financiar seus negócios e fortalecer suas comunidades rurais. Desde então, o grupo cresceu e hoje opera em 40 países, contanto com mais de 43 mil funcionários. Segundo Beatriz Passos, “na Holanda atua como um banco de varejo e nos outros países apenas no agronegócio. Temos no Brasil 18 agências, entre as quais uma em Guarapuava, no Paraná”.

Cooperativismo - “Somos norteados pelo espírito empreendedor e pelos princípios cooperativos de nossos fundadores”, frisou. Hoje, o grupo Rabobank permanece fiel às suas origens agrícolas, como o principal credor mundial para o setor agrícola e de alimentos em todo o mundo, com clientes em cada etapa da cadeia de valor alimentar. Na Holanda, o Rabobank tornou-se um banco cooperativo que fornece uma ampla gama de produtos financeiros para clientes e empresas e tem uma atuação forte junto com as cooperativas de crédito.

Conteúdos Relacionados