Unimed Curitiba volta a ter resultado positivo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Profissionalização - A primeira entre as diversas ações adotadas foi a contratação de profissionais para direção. Antonio Carlos Romanoski, ex-diretor da Refripar/Electrolux assumiu a direção geral, acompanhado de assessores financeiros. Foi criada a direção de Marketing, assumida por Hudson José. “Os bons resultados está nos levando a assessorar a Unimed do Rio de Janeiro, que está implantando seu plano de profissionalização”, observou Romanoski. Como parte do processo, desde o ano passado foram renegociados cerca de 300 contratos com fornecedores e estão sendo reavaliados também os de prestadores de serviços (hospitais e clínicas). “O objetivo disso não é exclusivamente uma redução de custos, mas o aprimoramento das relações com prestadores de serviços e fornecedores”, observou. O resultado prático desses entendimentos foi uma economia de R$ 3 milhões.
Clientes - A empresa esforçou-se também na recuperação de clientes inadimplentes e lançou planos mais acessíveis, como os de co-participação, que passou a representar 65% das novas adesões. Ampliou também as opções para empresas, adaptando os serviços e custos às necessidades específicas de cada uma. Assim, as vendas, que cresciam a taxa de 3,5% evoluíram 12% em 2002. Entre outros resultados, obteve um aumento 12% de faturamento, que chegou a R$ 434 milhões, e a base de clientes aumentou 8,8%, passando de 318 mil para 346 mil usuários. Obteve também uma redução de 7% nas despesas, que, segundo o balanço, caíram de R$ 56 milhões (em 2001) para R$ 52 milhões.
Quarto lugar - A Unimed Curitiba classifica-se em quarto lugar entre as Unimeds do País em número de clientes e no ano passado absorveu 238 novos associados, somando 3.610 médicos cooperados. Em todo o Brasil existem 363 Unimeds, com 97 mil cooperados e 14 milhões de usuários.(Fonte: Gazeta Mercantil)