Último módulo do Treino e Visita acontece na Fundação ABC
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Parceria - Este trabalho é uma parceria entre Ocepar/Sescoop, Embrapa, Iapar, Coodetec e Emater. Tem como objetivo o desenvolvimento do agronegócio, tendo em vista o treinamento e capacitação dos técnicos envolvidos diretamente com a produção agropecuária. Neste módulo acontecem nesta quarta e quinta-feira, avaliação do trabalho desenvolvido, seguindo a metodologia preconizada pelo T&V, na safra 02/03 por Técnicos Especialistas das Cooperativas, Emater, Empresas Privadas e Pesquisadores. Outro tema que está sendo abordado é micronutrientes em soja, por Volnei Pauletti - Fundação ABC. Cultivares de soja - Rudimar Molin - Fundação ABC. Agrometereologia nos Campos Gerais do Paraná - Rodrigo Tsukahara - Fundação ABC. Avaliação da safra de soja e milho nos Campos Gerais do Paraná - Sinohe Guerreiro de Oliveira, da Castrolanda. Metodologia e resultados das faixas regionais de cereais de inverno - Juliano - Fapa/AgráriaTratamento de sementes na cultura do milho - Heraldo - Fapa/Agrária. Além de relato e discussão sobre o desenvolvimento da cultura do trigo nas regiões atendidas pelos técnicos do T&V e debate sobre a programação para o próximo módulo com Lineu Domit, da Embrapa Soja e Marcos Martins, do Iapar e Antoninho Maurina, da Emater/Pr.
Resultados positivos – Segundo o engenheiro agrônomo e analista da gerência técnica da Ocepar, Luciano Gonçalves e que já atuou na área técnica da cooperativa Coasul, de São João e que também teve a oportunidade de participar de alguns módulos do Treino & Visita, esta parceria entre Embrapa, Ocepar, Sescoop, Emater, Iapar e Coodetec e com o apoio da Fapa – Fundação de Apoio para Pesquisa da Agrária e a Fundação ABC, utiliza um método extremamente positivo. “É de fundamental importância, afinal, muitos técnicos, muitas vezes tem apenas como ponto de referência tecnológica os vendedores dos produtos e fazem seus próprios experimentos de forma empírica. Hoje, através de eventos como este, podemos verificar um salto quantitativo na produtividade das lavouras assistidas pelos técnicos das cooperativas, além de nos integrarmos com a pesquisa, extensão e promover uma troca mútua de conhecimento com a finalidade de atingir altas produtividades, com eficiência técnica e econômica, na busca de melhores resultados para o agronegócio paranaense”, destaca.
Próximos módulos – Estão previstos a realização de novos módulos para a nova safra (2003/2004) para o próximo mês de agosto e outubro. Tão logo o programa seja elaborado as entidades envolvidas irão informar aos interessados.