TRIGO: FAO prevê queda de 4,2% na safra 2009/10 de trigo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A safra mundial de trigo deve cair 4,2% em 2009/10 para 655,8 milhões de toneladas, o que pode reduzir o comércio global da commodity para 114 milhões de toneladas, estimou esta quita-feira a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Na safra anterior a produção de trigo foi de 684,8 milhões de toneladas. De acordo com a FAO, a contração do comércio se concentrará em países desenvolvidos. No entanto, os estoques em países esperando as maiores quedas na produção - incluindo Estados Unidos, Rússia e Ucrânia - devem se adequar para diminuir o impacto da queda, segundo a FAO.

Estoques globais - Os estoques globais finais de trigo em 2009/10 devem atingir 192 milhões de toneladas, em comparação a 191 milhões em 2008/09. "Devido à expectativa de redução no comércio mundial em 2009/10, a competição entre exportadores por participação no mercado deve se intensificar", disse a FAO. Países importadores, incluindo Marrocos, Argélia, Irã, Paquistão e Turquia, devem ter safras maiores, reduzindo sua demanda por importação.

Preços - Embora os preços do trigo permaneçam bem abaixo das máximas do ano passado, a FAO alertou que os preços dos alimentos continuam vulneráveis a outros mercados. "A relação cada vez maior entre o setor agrícola e de energia, mercados financeiros e de moedas, tornam os preços dos alimentos cada vez mais vulneráveis a choques externos", afirmou a FAO. "Com esta conexão, uma continuação do enfraquecimento do dólar e uma forte recuperação nos preços de energia, conforme observado nas últimas semanas, podem exercer uma pressão para cima nos preços internacionais." As informações são da Dow Jones. (Agência Estado)

Conteúdos Relacionados