TREINAMENTO: Ministério promove curso sobre Seguro da Agricultura Familiar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Delegacia Federal do Ministério no Paraná, promove na próxima quarta-feira (05/09) e na quinta-feira (06/09), a partir das 8h30, um curso sobre o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF). O treinamento será realizado na sede do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), em Curitiba.

Comprovação de Perdas - No primeiro dia, o tema do treinamento será Comprovação de Perdas no SEAF, voltado para peritos em seguro, ou seja, técnicos que atuam em empresas ou como autônomos na realização de perícias. No segundo dia, o curso será direcionado para a capacitação dos técnicos para a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Público-alvo - Técnicos do MDA ministrarão o curso, que é direcionado aos técnicos de diversas entidades, como Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul), Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Associação Paranaense de Empresas de Planejamento Agropecuário (Apepa), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Emater, que realizam perícias ligadas ao SEAF.

Objetivo - De acordo com o delegado federal do ministério, Reni Antonio Denardi, o objetivo do curso de comprovação de perdas é capacitar adequadamente os técnicos que realizam perícias. "A capacitação permitirá que as perdas sejam calculadas da forma correta no âmbito do SEAF", disse. O treinamento também vai capacitar multiplicadores para realização de cursos em todo o estado. A capacitação dos técnicos para ATER, conforme Denardi, servirá "para informar sobre o funcionamento do Seguro e da importância de ter a produção segurada".

Atividade de risco - Para o MDA, a agricultura é uma atividade de risco, sujeita às variações climáticas ou situações geradas por doença fúngica ou pragas. Para minimizar riscos e prejuízos aos agricultores familiares, o Governo Federal, por meio do ministério, em parceria com as organizações dos agricultores familiares e agentes financeiros que atuam no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), reformulou o Proagro e criou o Seguro. O objetivo é garantir a cobertura de 100% do financiamento mais 65% da receita líquida esperada pelo empreendimento financiado pelo agricultor familiar. (Seab) 2007-09-04

Conteúdos Relacionados