Surgem as primeiras cooperativas de livre admissão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A Sicredi Missões, cooperativa de crédito com sede em Santo Ângelo (RS), é a primeira cooperativa brasileira transformada em ?de livre admissão?, prevista pela Resolução 3.106, publicada em junho deste ano. A partir de agora podem se associar à cooperativa quaisquer pessoas físicas, e jurídicas observando a legislação vigente. Atuando em 17 municípios da região, a Sicredi Missões tem 18.980 associados. O assessor técnico de desenvolvimento da Sicredi Central RS, Álvaro Link, explicou que a cooperativa foi uma das primeiras a realizar a assembléia geral para definir-se pela livre admissão. Também o Paraná receber, brevemente, autorização para o funcionamento da primeira cooperativa de livre admissão.

As primeiras do Paraná - O coordenador de Desenvolvimento da Sicredi Central Paraná, Wesley Sibaldelli da Fonseca, afirma que a Sicredi Cataratas do Iguaçu, com sede em Medianeira, deverá ser a primeira cooperativa do Paraná a receber autorização para migrar para cooperativa de livre admissão. Por outro lado, o Paraná deverá ter a primeira cooperativa do Sicredi constituída como ?de livre admissão?: a Sicredi Capal, de Arapoti, cujo pedido de constituição está sendo analisado pelo Banco Central. O projeto apresentado ao Banco Central está adequado às novas exigências legais que permitem a adesão livre de pessoas físicas e jurídicas. A Sicredi Capal, cujo processo de constituição está tendo amplo apoio da cooperativa agropecuária Capal, terá como área de ação os municípios paranaenses de Arapoti, Jaguariaíva e Senges.

Migração para o novo sistema - Quase todas as cooperativas de crédito do Sicredi em funcionamento no Paraná são de crédito rural, com exceção das Sicredi Credjuris, Medicred e Credenoreg, que recentemente recebeu aprovação do Banco Central para entrar em funcionamento. ?Todas as cooperativas de crédito rural do Sicredi deverão se transformar em cooperativas de livre admissão?, afirmou Wesley Sibaldelli da Fonseca. Para isso elas devem se enquadrar em várias exigências estabelecidas pelo Banco Central. O processo exige a elaboração de um pré-projeto entregue ao Banco Central junto com o pedido de migração e, após a sinalização positiva do banco, a realização de uma assembléia geral extraordinária para reforma do estatuto. ?A vantagem de uma cooperativa de livre admissão é poder associar todas as pessoas das comunidades onde atuam, viabilizando-se mais rapidamente?, frisa Wesley.

Sicredi Credenoreg autorizada a funcionar - Deve começar a funcionar em cerca de 60 dias a mais nova cooperativa integrante do Sicredi Paraná, a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Escrivões, Notários e Registradores do Estado do Paraná (Sicredi Credenoreg), constituída em abril e no último dia 16 autorizada pelo Banco Central a entrar em operação. A Sicredi Credenoreg já tem 80 associados, notários, cartorários e registradores. É uma cooperativa de crédito mútuo com área de ação em todo o Paraná. Os associados da cooperativa poderão ser atendidos através da unidade central, que será instalada na rua Emiliano Perneta, 297 , e pelas 244 unidades de atendimento Sicredi espalhadas por todo o Paraná. A demora na autorização para o funcionamento deveu-se às alterações ocorridas na legislação do Cooperativismo de Crédito após a sua constituição, em abril último. Entre os fundadores da cooperativa estão personalidades como o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão; o chefe da Casa Civil do governo Requião, deputado Caíto Quintana; e o presidente da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Rogério Portugal Bacellar. Duas mulheres ocupam os principais cargos da diretoria da cooperativa: a cartorária Teresinha Ribeiro de Carvalho é a presidente e Regina Estela Pereira Piasecki é a vice-presidente

Sebrae e Sicredi criam cooperativa de microempresários - O Banco Central do Brasil aprovou, na última semana, o projeto para constituição da primeira cooperativa de crédito de micro e pequenas empresas do país, de acordo com a Resolução 3.106, cuja principal característica será o atendimento aos pequenos empreendimentos de todos os setores da economia. A Sicredi Empreendedores, cujo projeto foi elaborado numa parceria entre a Sicredi RS e o Sebrae, vai atender a qualquer micro e pequena empresa associada que esteja na Região Metropolitana de Porto Alegre. A estimativa é que a cooperativa venha a ter 700 associados nos próximos 12 meses, podendo chegar a um capital social de R$ 600 mil. O pedido de constituição foi o primeiro aprovado entre outros 150 que já deram entrada no Banco Central. A cooperativa realizará, em cerca de 90 dias, a assembléia de constituição.

Conteúdos Relacionados