Superintendente da Sicredi Dexis apresenta perspectivas econômicas para 2024 na Acil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O superintendente de Negócios da Sicredi Dexis, David Conchon, foi o palestrante convidado da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) na edição do evento Almoço com Empresários, realizada nessa quinta-feira (29/08).

Conchon discorreu sobre o tema "Cenário Econômico e Políticas de Mercado", oferecendo uma análise dos mercados americano, chinês e brasileiro, destacando o impacto significativo que os dois primeiros têm sobre o Brasil. Ele iniciou sua palestra apresentando os números da Sicredi Dexis, enfatizando que a cooperativa de crédito é a maior entre as mais de 100 que compõem o sistema Sicredi.

Ao abordar o cenário econômico global, Conchon apontou que o “PIB global ainda sofre com a retomada pós-pandemia” e que dificilmente retornará aos patamares anteriores. Ele observou que a taxa de crescimento mundial está em torno de 3%, enquanto os juros, de modo geral, têm caído. 

Panorama

Com base nos dados das economias dos Estados Unidos, China e Brasil, Conchon destacou um cenário favorável ao Brasil, especialmente com a sinalização de corte de juros pelo Fed (Banco Central Americano) e o enfraquecimento do crescimento do PIB chinês. "O Brasil apresenta um aumento no PIB, mas ainda não sabemos se esse crescimento é sustentável", alertou. Ele também ressaltou a importância de monitorar o índice de inadimplência, que atualmente está em ascensão.

Conchon compartilhou projeções econômicas da Sicredi para o final de 2024, incluindo um IPCA de 4,30%, crescimento do PIB de 2,40%, câmbio a R$ 5,45 e taxa Selic a 11,25%.

O presidente da Acil, Ângelo Pamplona, reforçou que o objetivo do Almoço com Empresários é promover discussões sobre temas relevantes e fomentar conexões. Ele, junto com a gerente regional da Sicredi Dexis, Carla Sonoda, deu as boas-vindas aos participantes. “É fundamental termos um tempo de qualidade para conversarmos e conhecermos melhor os negócios uns dos outros”, comentou Sonoda. (Assessoria de Imprensa Sicredi Dexis)

Conteúdos Relacionados