SUINOCULTURA II: Assembléia quer redução na cobrança de energia para produtores de suínos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nesta terça-feira (06/11) a Assembléia Legislativa aprovou indicação de autoria do deputado Augustinho Zucchi para que o governador Roberto Requião determine assinatura de cooperação técnica entre a Copel e a Secretaria da Agricultura que trará benefícios aos suinocultores do Paraná. A indicação do deputado tem por objetivo conceder redução de 60% no custo da energia elétrica no período das 21h às 6h do dia seguinte.

Setor sofre com perdas - Para fundamentar a proposição, Zucchi baseou-se nas recorrentes perdas que o setor vem sofrendo nos últimos cinco anos, em especial com a decorrência de febre aftosa que recaiu sobre o Estado, fortalecendo as barreiras para comercialização externa, e como conseqüência uma super oferta de carne no mercado interno com baixos preços. Zucchi destaca ainda que o plantel de suínos no Paraná é de 4,9 milhões de cabeças e a atividade é desenvolvida em cerca de 136 mil propriedades, sendo que a grande maioria em regime de economia familiar.

Exemplo dos avicultores - A proposição encaminhada pelo deputado é semelhante à adotada pelo governo para os avicultores do Estado, e que tem trazido bons resultados financeiros aos produtores. "Queremos que o governo dê incentivo semelhante ao concedido aos avicultores uma vez que o setor da suinocultura gera 217 mil empregos diretos e 298 mil empregos indiretos e passa por uma severa crise" disse. O deputado ressalta ainda que tem realizado constante diálogo com os suinocultores e que estes se encontram em situação de desespero, descapitalizados e endividados. Para Zucchi, mesmo os suinocultores vinculados à grandes empresas também estão preocupados com a crise no setor e a concessão deste benefício traria grande alívio. (Imprensa parlamentar)

Conteúdos Relacionados