SOJA: Encontro em Londrina discute clima, pragas e uso de agrotóxicos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Condições climáticas, pragas na soja e responsabilidade na produção de alimentos e uso de agrotóxicos são os temas do 6º Encontro Regional da Soja, que será realizado nesta quinta-feira (10/04), a partir das 8h30 no Recinto Horácio Sabino Coimbra, no Parque Ney Braga, em Londrina A primeira palestra será com Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sobre Aspectos Climáticos da safra 2007/2008 e previsão para 2008. "Estamos enfrentando o fenômeno La Niña, por isso uma informação climática de boa qualidade pode ajudar o produtor no planejamento do plantio e administrar melhor os riscos na atividade, tomando as decisões certas", explicou o engenheiro agrônomo Nelson Harger, coordenador geral do encontro.

Doenças - Ele cita como exemplo safras anteriores de soja marcadas por um verão chuvoso, condição que favoreceu pragas "altamente agressivas", como a ferrugem. As pragas na soja, problemas na safra e estratégias de controle serão abordados pelo entomologista Lauro Morales, do Instituto Emater. Segundo Harger, a incidência de doenças e pragas tem aumentado e o problema está no manejo. "O agricultor tem optado por práticas que não são as melhores para controlar as pragas, entre as quais, antecipar aplicações de veneno, provocando um descontrole ambiental", alertou. De acordo com o agrônomo, o produto utilizado é tão agressivo que mata a praga e também os inimigos naturais. "A conseqüência é que outras pragas que antes não eram problemáticas para a soja,  como a lagarta falsa medideira e ácaros acabam se tornando problema', completou.

Sustentabilidade - A proposta do Encontro Regional de Soja, que espera reunir 400 pessoas entre agricultores e profissionais ligados à área, é levar a discussão para o caminho da sustentabilidade. "Discutir o manejo integrado numa visão de produção integrada com uso de boas práticas agrícolas, respeito ao meio ambiente, ao homem e um produto de melhor qualidade e de maior segurança alimentar", disse o coordenador. Completando a encontro, o engenheiro agrônomo Edson Consalter, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o superintendente do CREA-PR, Celso Roberto Ritter e Elisângela Caparossi, instrutora do Senar participarão do painel sobre Responsabilidades na Produção de Alimentos e Uso dos Agrotóxicos. Conforme explicou Harger, norma do Ministério do Trabalho determina obrigações e responsabilidade do agricultor no uso de agrotóxicos. "A principal delas é a capacitação", explicou. É com esse foco que será proposta a ampliação para todo o Estado da Campanha Acerte o Alvo. Trata-se de uma campanha educativa, iniciada na região de Londrina e que abrange todos os setores envolvidos no uso de agrotóxicos. (Sociedade Rural do Paraná)

Conteúdos Relacionados