SISTEMA OCEPAR: Presidente do Sistema Fiep participa de reunião das diretorias da Ocepar e Fecoopar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um dos convidados da reunião virtual das diretorias da Ocepar e Fecoopar, realizada na tarde desta quinta-feira (15/04), foi o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, que estava acompanhado pelo superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi Paraná), José Fares, e do gerente Executivo de Tecnologia e Inovação, Fabrício Luz Lopes.

Parceria - Segundo o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a Fiep é uma parceira importante do cooperativismo de longa data. “Esta aproximação tem sido fortalecida cada vez mais com a forma de atuar do presidente da Fiep, tanto na participação ativa junto ao G7, grupo de entidades do setor produtivo do Paraná, em todas as demandas, inclusive de interesse de diversos setores, entre eles do cooperativismo. E hoje, tanto o Sesi como o Senai, que integram o Sistema Fiep, são um dos principais parceiros em ações do Sescoop/PR e eles vêm aqui apresentar mais uma proposta de parceria para as cooperativas na área de inovação”, frisou o dirigente. Para Carlos Valter, foi uma honra ser convidado para participar da reunião. “Temos que integrar os sistemas cada vez mais. Precisamos gerar uma prestação de serviços de interesse comum, afinal, tanto a Fiep como o Sistema Ocepar estão aqui para atender às demandas de todos vocês e queremos ouvi-los”, frisou.

Proposta - O superintendente do Sesi, José Fares, apresentou aos diretores do Sistema Ocepar uma proposta de plataforma chamada Habitat, voltada para as agroindústrias paranaenses com cenário de inovação, tendo como suporte o desenvolvimento de novas soluções, além de oportunidades de negócios. “O objetivo é impulsionar o ecossistema de inovação no Paraná para o agronegócio e conectar soluções inovadoras e integradas às demandas da agroindústria. O Habitat contará com uma estrutura de Coworking de uso exclusivo para as cooperativas, além de um laboratório dedicado à pesquisa de novas tecnologias que impulsionem o setor do agronegócio”. Fares lembra que será um espaço físico onde as ideias se transformam em projetos. “Um espaço de colaboração e troca de experiências entre cooperativas e especialistas do Senai. Vamos trabalhar com pesquisa em bio digital, agricultura de precisão, logística e rastreabilidade, conectividade no campo, barreiras fitossanitárias, impressão 3D biomateriais e desenvolvimento de máquinas. Também focaremos em pesquisa química verde e de agro saúde. Outro ponto é a criação de um laboratório de agro prototipação”, lembrou.

Pauta - A reunião também tratou de outros temas de interesse do setor, como a proposta para o Plano Safra 2021/22, operacionalização do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), novas concessões de pedágios no Paraná, Covid-19, entre outros.

Conteúdos Relacionados