SISTEMA FINANCEIRO: Regulação mundial criará duas categorias de bancos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A maioria dos grandes bancos asiáticos ficará isenta de um novo regime regulador global, segundo a mais recente proposta para o setor formulada pelas principais economias do mundo, que pretendem evitar outra crise financeira. Pessoas a par da pauta para o encontro de cúpula do G-20, que começa na quinta-feira (11/11), em Seul, disseram que as autoridades concluíram que os reguladores devem se concentrar nos grandes bancos com negócios globais, excluindo instituições com enfoque doméstico, sem o alcance dos gigantes transnacionais do setor.

Acréscimo de capital - Numa atitude que poderá decepcionar alguns segmentos, o G-20 deverá adiar uma decisão sobre um acréscimo de capital definido globalmente para bancos sistemicamente importantes. Também deverá delegar grande parte do trabalho necessário para lidar com ameaças ao sistema financeiro aos órgãos reguladores nacionais.

Listas - Ainda assim, o G-20 pressionará com vigor pela criação de duas listas sistêmicas separadas de bancos, a primeira com cerca de 20 instituições globais, cuja quebra poderia representar risco ao sistema financeiro internacional. A segunda lista seria elaborada por países com bancos sistemicamente importantes dentro de suas economias locais, mas que representam pouco perigo para o mundo. (Financial Times / Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados