Foi constituída ontem, em Curitiba, a Sicredicoopesf ? Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados em Instituições Financeiras Integrantes do Sistema Financeiro Nacional em Curitiba e Região Metropolitana. A cooperativa nasce com 23 cooperados, já integrada ao Sicredi. É presidida por Eliane Tritto, tendo Leonardo Banarti como vice-presidente. O presidente da Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes e o assessor de Cooperativismo da Ocepar, Leonardo Boesche, prestigiaram a constituição da nova cooperativa, que aguarda homologação do Banco Central para passar a operar, o que deve ocorrer em cerca de 90 dias. ?Vamos trazer os funcionários do sistema financeiro para a cooperativa?, afirmou o presidente da Sicredi, Seno Lunkes, avaliando que isso é um sinal positivo, que indica uma expansão do cooperativismo de crédito no setor urbano. ?Mesmo trabalhando em sistemas financeiros, as pessoas físicas querem ter a opção de administrar seus recursos através do Cooperativismo, mostrando assim a sua importância?, afirmou Seno Cláudio Lunkes.
Crédito mútuo ? Com a Sicredicoopesf, o Paraná passa a ter seis cooperativas de crédito mútuo. Enquanto a Sicredi Saúde e Medicred estão em funcionamento, a Sicredi Credijuris, ligada à área judiciária, e a Sicredicoopesf aguardam homologação do Banco Central. No interior há mais duas cooperativas: a Credifato, em Toledo, dos funcionários da Sadia, e a Sicredi Metropolitana, em Maringá, ligada ao setor comercial. ?O setor urbano começa a se organizar. É um sinal de expansão do sistema, que agora vai começar a se desenvolver mais na área urbana?, afirmou o presidente da Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes.
AGOs das Sicredi ? O presidente da Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes, acompanha as assembléias gerais ordinárias das coopertivas Sicredi Cataratas do Iguaçú, na sexta-feira (25), às 16 horas, em Medianeira, e da Sicredi Costa Oeste, no sábado (26), às 9 horas, em Marechal Cândido Rondon.