SICREDI OESTE, PIONEIRA DO CRÉDITO NO PR, COMEMORA 21 ANOS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Sicredi Oeste, com sede em Toledo, a primeira cooperativa de crédito rural implantada no ressurgimento desse ramo do cooperativismo nos anos 80, está comemorando, hoje, 21 anos de existência. A cooperativa surgiu em 1981, junto a Coopagro, num momento em que as restrições ao funcionamento das cooperativas de crédito era muito grande. O atual diretor da Sicredi Central do Paraná, Armando Hammerschmitt, que foi gerente da antiga Credipagro, afirmou que a cooperativa serviu de inspiração para o crescimento do setor. As novas cooperativas buscavam na Credipagro o modelo de estatuto, formulários e sistema de atuação.

Lembro que foi esta cooperativa uma das pioneiras do novo Cooperativismo de Crédito do Paraná, que impulsionou o crescimento do sistema. "Ela abriu caminho no Estado e foi referência para as demais e as fundadoras da primeira central fizeram estágio lá", lembra Hammerschmitt.

Momentos difíceis - A cooperativa superou dois momentos muito difíceis: o primeiro foi durante o Plano Collor, quando foi extinto o BNCC, que mantinha convênio com as cooperativas de crédito para fornecer o talão de cheque e concluir as operações bancárias. Além dos problemas causados com a retenção do dinheiro dos cooperados, a cooperativa enfrentou um grande impacto negativo em função de sua ligação com um banco extinto. O segundo momento difícil ocorreu quando a Coopagro deixou de atuar. Houve um período de dificuldades porque a sociedade imaginava que Credipagro fazia parte da cooperativa agropecuária e não era apenas uma boa parceira.

Expansão e pioneirismo - Graças à persistência, a cooperativa sobreviveu, se instalou no centro da cidade e tem, ainda postos de atendimento nos municípios de Tupãssi, Ouro Verde e Nova Santa Rosa, e nos distritos toledanos de Novo Sarandi, Vila Nova e Dez de Maio. Tem 4.500 cooperados e movimenta recursos no montante de R$ 14,5 milhões. A Sicredi Oeste é presidida por Ari José Kliemann, que até o final do ano deve inaugurar as novas instalações da sede, em Toledo. Neste ano a cooperativa cresceu mais de 40% e, segundo a Sicredi Central, está numa posição confortável. A Sicredi Oeste será novamente será pioneira, junto com a Sicredi Costa Oeste, na implantação de uma única controladoria que servirá as duas cooperativas, objetivando otimizar a utilizar recursos.

Conteúdos Relacionados