Sicredi Maringá cresceu 75% em 2002

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Sicredi Maringá, fundado há 18 anos, está fechando 2002 com o maior crescimento de sua história. O volume de ativos, até o último mês de novembro, chegava a R$ 111,5 milhões – uma expansão de 75% sobre os R$ 63,7 milhões registrados no exercício 2001. De acordo com o presidente Wellington Ferreira, todos os números da cooperativa de crédito apresentaram evolução significativa em 2002. “Foi um ano excepcional para o Sicredi em Maringá e região”, salientou ele, contabilizando no período um crescimento de 135% nos depósitos à vista, 68% nos depósitos à prazo e 46% no patrimônio líquido. Com isso, o total de recursos saltou de R$ 52,3 milhões em 2001 para R$ 95,6 milhões em 2002, um salto de 82,7%. Por outro lado, os empréstimos tiveram um incremento de 15%, enquanto o volume de recursos de custeio cresceu 57% na safra em andamento, passando de R$ 13,6 milhões no último ano para os atuais R$ 21,5 milhões.

Marketing - No ano em que o Sicredi investiu em uma exposição de imagem mais agressiva, patrocinando eventos e colocando sua marca em equipes esportivas, o número de associados apresentou uma expansão de 62%, pulando de 7.014 ao final de 2001 para 11.375 até novembro último. No mesmo período, o número de postos de trabalho foi ampliado de 95 para 122. Com tudo isso, o Sicredi Maringá passou a ocupar a dianteira no ranking entre as cooperativas de crédito do País. Durante 2002, o Sicredi quase dobrou sua presença em Maringá e municípios da região, com a inauguração de várias agências, que foram abertas em Paiçandu, Doutor Camargo, Mandaguaçu, São Jorge do Ivaí, Tuneiras do Oeste, Paraíso do Norte e São Tomé, além das modernas instalações na Cocamar/Maringá.

Futuro - Para 2003, de acordo com Wellington Ferreira, a cooperativa de crédito planeja abrir 6 novas agências na região Noroeste e investir na reestruturação de outras 4 unidades – atualmente localizadas no interior de entrepostos da Cocamar, e que vão passar a ocupar instalações amplas e confortáveis no centro das cidades. Iniciado pela Cocamar, o Sicredi reúne em seu quadro de associados representantes de praticamente todos os setores da economia – entre eles comerciantes, industriais, profissionais liberais e aposentados – mas o predomínio é de produtores rurais e pecuaristas, um segmento que nos últimos anos conseguiu capitalizar-se. O segredo do sucesso da cooperativa, segundo o presidente, está em questões simples. “Temos taxas competitivas e vantagens como custos reduzidos que são transferidos aos associados”, diz. “Contudo” - prossegue – “o Sicredi é uma cooperativa e não um banco como outro qualquer. Aqui é associado sabe que não é um cliente, mas dono. E isto faz a diferença”.

Conteúdos Relacionados