Sicredi Maringá, 2ª cooperativa de livre admissão do PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Sicredi Maringá é a 1ª cooperativa de crédito rural com atuação no norte e noroeste do Paraná a tornar-se “de livre admissão de associados”, de acordo com a Resolução 3.106 do Banco Central (Bacen). Significa que a partir de agora poderá admitir associados da área urbana, sem nenhuma restrição. A notícia da autorização para transformação foi recebida pela Sicredi Maringá e pela Central Sicredi na última semana. Agora, a cooperativa iniciará os procedimentos necessários para a realização da assembléia geral extraordinária para alterar estatuto social, adequando suas disposições à livre admissão de associados, na forma da lei e regulamentos do Conselho Monetário Nacional e Bacen. Até agora, a única cooperativa de livre admissão de associados era a Sicredi Cataratas do Iguaçu, com sede em Medianeira.

Importância – “Para nós uma conquista muito grande. Passamos de uma cooperativa focada num segmento só, na agricultura, para uma cooperativa que pode atuar livremente em todos os setores da sociedade”, afirmou o presidente da Sicredi Maringá, Wellington Ferreira. Uma das conseqüências da atuação livre será a maior estabilidade econômica nos momentos de crise de um setor da economia. Se o agronegócio sofre uma crise temporária, este afetará a performance da cooperativa apenas parcialmente, ou na proporção do que o setor representa dentro da cooperativa.

Crescimento de 10% e parceria – Com 22 mil associados e 25 unidades de atendimento em 21 municípios do Paraná, a Sicredi Maringá deverá crescer, neste ano, cerca de 10% em número de associados. Até o final deste ano vai abrir mais duas unidades de atendimento, a primeira em Terra Boa, no dia 3 de outubro; e a segunda em Itapejara, ainda sem data de inauguração. Os depósitos à vista e a prazo somam R$ 105 milhões os ativos totais R$ 135 milhões. A área de ação da cooperativa tem 44 municípios, que deverá ser totalmente ocupada nos próximos anos. Segundo Wellington, a forte parceria com a Cocamar, onde surgiu a Sicredi Maringá há 20 anos, é uma das razões da solidez da cooperativa, que já está conseguindo atender cem por cento da demanda dos associados por financiamentos das linhas Proger e Pronaf e cerca de 50% da demanda das demais linhas, por insuficiência de recursos.

20º aniversário – A Sicredi Maringá realizou, no sábado, no auditório da Cesumar, uma convenção interna dos seus colaboradores em comemoração ao 20º aniversário de constituição. Sob o slogam “Mudar e Crescer”, a cooperativa aproveitou a notícia da autorização para se transformar em “de livre admissão de associados” para discutir seu desenvolvimento. “Essa foi uma comemoração interna, com os colaboradores. A grande comemoração com os associados ocorrem em dezembro, com o sorteio de prêmios”, anuncio Ferreira. Também em função da sua transformação, a cooperativa veiculará campanha publicitária para a sociedade tomar conhecimento que a Sicredi Maringá não é mais apenas uma cooperativa de crédito rural.

Conteúdos Relacionados