Sicredi em Colombo: Microempresários realizam reunião de esclarecimento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Microempresários ligados à Associação Comercial e Industrial de Colombo, ao Sindicato Rural e à Associação de Produtores Agrícolas (Apac) se reuniram, na noite de ontem (21), com representantes da Sicredi Central Paraná para esclarecimento sobre a cooperativa de crédito que pretendem constituir. O vice-presidente da Sicredi, Manfred Dasenbrock, o diretor de Desenvolvimento Vladimir Duarte, o coordenador de Expansão Cesar Schmidt e o analista de negócios Rafael Preis se reuniram com mais 20 microempresários, liderados por Osmir Marcos Alberti, presidente da Acic, para discutir os próximos passos a serem dados para concretizar a idéia da cooperativa. A idéia vem sendo discutida desde o começo do ano passado, inclusive motivou visita de representante da associação às instalações centrais do Sicredi em Porto Alegre.

Organização do sistema
- Na reunião de ontem, o vice-presidente da Sicredi Paraná, Manfred Dasembrock, falou sobre a organização do sistema cooperativista e do próprio Sicredi. Disse que o Sicredi é um sistema bem organizado, profissionalizado, atuando em seis Estados, com quase 900 mil associados e ativos totais superiores a R$ 4,4 bilhões. No ano passado, afirmou Manfred, o Sicredi apresentou sobras de R$ 128 milhões, recursos que voltaram para os associados do sistema, beneficiando as comunidades onde vivem. Discorrendo sobre o cooperativismo de crédito no mundo, disse que na Europa 46% das instituições financeira são cooperativas de crédito, enquanto no Brasil sistema se consolidou há poucos anos, representando 1,9 % dos ativos financeiros. O profissionais do Sicredi discutiram com os microempresários o projeto de viabilidade da cooperativa e as etapas já realizadas e, em seguida, passaram a esclarecer todas as dúvidas levantadas.

Potencial
– O estudo realizado pela Sicredi mostra que Colombo e municípios próximos, os da região do Alto Ribeira, têm um grande potencial para abrigar uma cooperativa de crédito. O projeto da cooperativa, que será encaminhado ao Banco Central após a avaliação final dos microempresários ligados Acic, Sindicato Rural e Apac, prevê uma área de ação de 14 municípios, o que permitirá a viabilização da cooperativa mais rapidamente. Os representantes da Sicredi Central Paraná deixaram claro que a viabilização da cooperativa dependerá da vontade dos seus associados. O Sistema Sicredi também prestará todo o assessoramento à cooperativa antes e depois de sua constituição, pois os microempresários optaram por integrar o sistema, beneficiando-se de toda a estrutura, como banco, marketing, produtos e serviços já implantados. Eles deixaram claro que a comunidade de Colombo já está ansiosa, esperando a constituição e funcionamento da cooperativa. Novas reuniões devem ocorrer brevemente para dar continuidade aos estudos.

Conteúdos Relacionados