SICREDI DEXIS: Poupança, o investimento preferido dos brasileiros

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicredi dexis 01 11 2022Instituído durante o Primeiro Congresso Internacional dos Bancos de Poupança em outubro de 1924, em Milão, na Itália, o World Savings Day, ou Dia Mundial da Poupança, foi comemorado nesta segunda-feira (31/10). Trata-se do investimento preferido dos brasileiros, que têm R$ 987 bilhões aplicados no produto atualmente.

No Brasil - O gerente de investimentos da Sicredi Dexis, Roberto Rodrigues, conta que a poupança foi criada no Brasil ainda no período imperial, por Dom Pedro II, que criou a Caixa Econômica da Côrte, em 1861, com o objetivo de receber pequenas economias. É o produto de aplicação financeira mais tradicional do mercado e até hoje o mais utilizado pelas pessoas físicas investidoras. O tíquete médio de poupança no Brasil gira em torno de R$ 10 mil.

Popularidade - Para Rodrigues, a popularidade da poupança se deve à tradição e porque é um produto simples, de fácil entendimento e isento de imposto de renda (IR). “Hoje a poupança é a porta de entrada da maior parte dos investidores. É por meio dela que praticamente todos nós começamos a fazer a nossa reserva financeira. Quando falamos de investimentos de pequena monta, o produto atende bem. É simples, fácil e o investidor conhece”, diz.

Importância - Segundo Rodrigues, a poupança tem grande importância dentro do Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente para o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), porque é a principal fonte de recursos para empréstimos ao agronegócio. “As aplicações em poupança são utilizadas por boa parte das instituições financeiras para fazer crédito rural. Em algumas, ela também tem outra função importante que é o crédito imobiliário. Quando o investidor brasileiro aplica na poupança, de certa forma também está contribuindo para dois setores chaves da economia”, ressalta. (Imprensa Sicredi Dexis)

 

Conteúdos Relacionados