Sicredi: cooperativas padrão recebem troféu

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Sicredi Costa Oeste, de Marechal Cândido Rondon, recebe nesta sexta-feira (10), durante o Seminário Semestral de Avaliação Estratégica realizado em Cornélio Procópio, o troféu de Cooperativa Padrão, oferecido pela Cooperativa Central de Crédito do Paraná (Sicredi Central). A cooperativa repete a conquista do ano passado, quando já apresentou os melhores índices de desempenho entre todas as 26 cooperativas do Sicredi que atuam no Paraná. Também receberam o troféu as cooperativas Sicredi Campos Gerais (Ponta Grossa) e Sicredi Fronteira (Capanema), empatadas em 2º lugar, e a Sicredi Vale do Piquiri (Palotina) em 3º lugar.

Cooperativa padrão – Como o Sicredi é um sistema integrado de 26 cooperativas que utilizam os mesmos produtos e serviços, é normal que o desempenho entre elas apresente diferenças em função das características da economia da região onde atuam, das decisões gerenciais e dos associados. Para reduzir as diferenças a um patamar aceitável, a Sicredi Central implantou um conjunto de indicadores - definidos como parâmetros essenciais - para caracterizar a cooperativa de crédito a ser considerada padrão (ideal) para o estado do Paraná. Mensalmente a Sicredi Central faz uma avaliação para ver as cooperativas que estão dentro ou mais próximas do padrão e, uma vez por ano, se faz a média da pontuação das cooperativas, definindo-se a melhor posicionada como cooperativa padrão.

Seminário de avaliação estratégica – Cerca de 80 colaboradores, dirigentes, gerentes regionais e de controladoria, das cooperativas Sicredi estão reunidas em Cornélio Procópio para o seminário semestral de avaliação estratégica. Os dirigentes e executivos analisarão o desempenho do sistema neste ano e validarão o planejamento do Sicredi para 2005. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo presidente da Sicredi Central Paraná, Seno Cláudio Lunkes, com a participação do vice-presidente, Manfred Dasenbrock e do superintendente de desenvolvimento, Vladimir Duarte. Os trabalhos do seminário foram abertos na manhã desta quinta-feira, com a participação do presidente da Confederação Sicredi, Alcenor Pagnussat, que faz uma esplanação sobre as tecnologias utilizadas pelo sistema. O seminário será encerrado às 13 horas de amanhã, após a participação do conferencista Mário José Servelhere, que fará uma palestra sobre o tema “Como voar alto neste mundo de mudanças”.

Crescimento de 27% - Embora o Sicredi só conhecerá nos primeiros dias de janeiro o desempenho total do sistema neste ano, estima-se um crescimento medido de 27% nos recursos administrados, atingindo o patamar de cerca de R$ 910 milhões. O número de associados deverá fechar próximo a 200 mil, 40 mil dos quais admitidos neste ano. O Sicredi já tem 270 unidades de atendimento no Paraná, espalhadas por 225 municípios, sendo o sistema financeiro presente no maior número de municípios no Paraná.

Inauguração em Cambará – No começo da noite desta sexta-feira serão inaugurada as novas instalações da sede da Sicredi Paranapanema, em Cambará. O presidente da Sicredi Central, o diretor Vladimir Duarte e outros colaboradores prestigiarão a solenidade de inauguração, a ser coordenada pelo presidente Claudinei Angelin. Há dois anos, a Sicredi Paranapanema vem realizando investimentos na padronização das unidades de atendimento, tendo inaugurado as novas instalações em Andirá, Bandeirante, Barra do Jacaré e Itambaracá. As novas instalações da cooperativa estão localizadas no mesmo prédio onde funcionava a cooperativa agropecuária Coopramil e a própria Sicredi.

Conteúdos Relacionados