Show Rural Coopavel

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Nesta quarta-feira (19/02), o Show Rural recebe a visita do governador Roberto Requião. O evento teve início na segunda-feira e prossegue até sexta, dia 21. A expectativa da organização é de que mais de 120 mil pessoas passem pelo Centro Tecnológico Coopavel, local onde acontece a exposição, durante os cinco dias de programação. Somente na segunda e terça-feira, perto de 50 mil pessoas visitaram o Show Rural, que este ano conta com 226 expositores e cerca de 5 mil experimentos e parcelas demostrativas.

Emater mostra modelo de propriedade agroecológica - Numa área de 24 metros quadrados, técnicos da Emater construíram uma maquete demonstrando uma propriedade agroecológica. Hortaliças, grãos e um pomar cultivado no sistema orgânico e o aproveitamento de áreas para culturas alternativas, além da utilização correta da água são explicados pelos visitantes que passam pela área de meio ambiente da Emater. "A propriedade alia exploração agrícola e preservação dos recursos naturais", explica o engenheiro agrônomo Élcio Pavan. A produção de suínos, leite e frango caipira também estão representadas. A área inclinada da propriedade, imprópria para cultivo de lavouras, foi utilizada para a produção de pinus. No aspecto social, estão destacados moradia de boa qualidade, paisagismo, horta e pomar caseiros. O sistema de produção demonstrado é orgânico, sem a utilização de agroquímicos. O esterco dos animais é tratado, assim como todo o esgoto doméstico. "A água liberada pela propriedade volta para o meio ambiente com o menor nível de contaminação possível", diz o agrônomo.

Embrapa apresenta cultivares de soja - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Emater do Paraná apresentarão durante o Show Rural Coopavel as cultivares de soja, milho, sorgo, milheto e feijão desenvolvidas para o Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Durante o evento, a Embrapa Soja e a Fundação Meridional vão lançar cinco cultivares de soja que poderão ser cultivadas na próxima safra. A BRS 212, BRS 214 e BRS 215 tem como ponto forte a resistência às principais doenças da soja e a alta produtividade. Também estarão disponíveis para plantio na próxima safra, as cultivares especiais para a alimentação humana. A BRS 213 possui ausência de lipoxigenase, enzima responsável pelo gosto de soja verde, e poderá atender o mercado de produção de soja orgânica. Além disso, estará demonstrada a BRS 216, que é especial para produção de natô, produto fermentado da culinária oriental.

Alimentos à base de soja - Uma das atrações na cozinha experimental da Emater no Show Rural é o preparo de pratos à base de soja. Utilizando uma variedade do grão próprio para consumo humano (BR 213), desenvolvida pela Embrapa Soja, extensionistas da Emater estão ensinando as mulheres de produtores que estão visitando a exposição a preparar a soja frita, um aperitivo rico em proteínas e isoflavona. As agricultores ainda obtêm informações sobre o preparo de outros pratos. Todos os anos passam pela cozinha experimental da Emater de 30 a 40 pessoas por dia. As demonstrações acontecem sempre às 14 horas. As receitas de soja podem ser encontradas no site da Embrapa Soja (www.cnpso.embrapa.br).

Conteúdos Relacionados