SESCOOP/SICREDI: Firmada parceria entre Cooperjovem e A União Faz a Vida no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), João Paulo Koslovski, e o presidente da Central Sicredi PR, Manfred Dasenbrock, assinaram na manhã desta terça-feira (18/05), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, um Protocolo de Intenções visando aproximar o Cooperjovem e A União Faz a Vida, dois programas de educação cooperativista desenvolvidos, respectivamente, pelo Sescoop e pelas cooperativas de crédito.  "Na essência, os programas têm objetivos bastante comuns", disse Manfred Dasenbrock. "A ideia é somar esforços, fazendo com que os recursos financeiros e humanos sejam otimizados", completou João Paulo Koslovski. A assinatura do documento fez parte da programação da 1.ª Coletivização Estadual dos Programas Crescer e Pertencer, evento promovido pela Central Sicredi PR e que reuniu presidentes, superintentes e assessores de programas sociais das cooperativas de crédito do estado. Também acompanharam a assinatura, o presidente da Fundação Sicredi, Ademar Schardong, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e as coordenadoras dos programas Vanessa Christófoli de Castro (Cooperjovem) e Rejane Farias de Andrade (A União Faz a Vida).

Os Programas Implantando em 2002 pelo Sescoop Nacional, o Cooperjovem é um programa de educação permanente que visa inserir o ensino do cooperativismo no ambiente escolar, por meio de práticas pedagógicas embasadas nos princípios, dos valores e da prática da cooperação. Atualmente, no Paraná o Programa é realizado em parceria com 12 cooperativas, abrange 10 mil alunos, 564 professores e  41 municípios.  Já o programa A União Faz a Vida surgiu em 1995 e visa construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes em âmbito nacional. As cooperativas do Sicredi PR aderiram ao programa em 2006. Atualmente, a ação é desenvolvida em 20 municípios paranaenses, abrangendo 136 escolas, 1.717 educadores, e 20.888 crianças e adolescente.

Desafio - Na avaliação do presidente da Ocepar e do Sescoop/PR, João Paulo Koslovski, a parceria firmada com a Central Sicredi PR é importante porque vai contribuir para disseminar ainda mais os valores, os princípios e a filosofia do cooperativismo. "Considero que o grande desafio do cooperativismo, o qual temos que perseguir sempre, é fazer com que as pessoas, seja a população urbana ou rural, entenda o verdadeiro papel do cooperativismo, percebendo o que a união e a cooperação podem proporcionar para cada um e até para a sociedade", ressaltou. Para o dirigente, o Paraná avançou um pouco nesta questão. "Com a parceria de cooperativas e ações de marketing, estamos fazendo um trabalho para informar a população sobre o cooperativismo. E estamos começando a nos tornar referência na economia do estado, sendo reconhecidos como um dos setores mais organizados e focados. Isto é motivo de orgulhos, porque estamos transferindo know how para outros segmentos, mas temos consciência de que ainda há muito o que fazer", afirmou.

Benefícios - Segundo o presidente da Central Sicredi PR, Manfred Dasenbrock, esta soma de esforços entre o Sescoop/PR e as cooperativas de crédito trará benefícios para os dois programas educacionais. "O objetivo é aproveitar as experiências pedagógicas, o foco de atuação, que em ambos os programas é voltado a cooperação e ajuda mútua, para ampliar o alcance das ações. O potencial de aumento no Programa no estado é enorme. Nossa meta é até o fim deste ano ampliar o União Faz a Vida para 30 municípios e futuramente passar para 50, 70 e assim sucessivamente até chegar aos 399 municípios do estado. Olhando por esta dimensão, vemos que temos muito o que fazer, e queremos fazer isso junto com o Sescoop/PR", frisou.

Objetivos comuns - O presidente da Fundação Sicredi, Ademar Schardong, lembrou que o Programa Cooperjovem e o A União Faz a  Vida têm muito em comum, o que justifica a intenção de trabalhar em conjunto. "Ambas as ações focam crianças e adolescentes, possuem visão de médio e longo prazo e disseminam valores e princípios importantes. Essa é a base para o sucesso do cooperativismo, porque o nosso associado de amanhã é a criança e o adolescente de hoje. Estamos, portanto, plantando nas escolas a semente do empreendedorismo e da cooperação como uma forma de organização econômica da sociedade", concluiu.

Conteúdos Relacionados