SESCOOP/PR 10 ANOS: Parcerias Maximizam resultados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma das principais características do cooperativismo é a união de forças para maximizar os resultados. E essa tem sido uma determinação sempre presente nas ações do Sescoop/PR que, ao longo dos seus 10 anos, vem mantendo importantes parcerias com demais entidades do Sistema S. O presidente do Sescoop/PR, João Paulo Koslovski, afirma que desde o início adotou-se como estratégia no Paraná cultivar uma relação de amizade e de cooperação com as outras entidades do sistema. "Somos co-irmãs e atuamos com o mesmo propósito que é prestar serviços de aprendizagem e de promoção social, cada uma dentro do seu setor de atuação. Não há concorrência, pelo contrário, atuamos com a mesma finalidade. Por isso, defendemos a proposta de que é preciso compartilhar conhecimento, experiência e trabalho. Esta união só traz benefícios e ainda fortalece o Sistema S como um todo", comenta Koslovski.

Unir forças - Os dirigentes das demais entidades do Sistema S do Paraná também defendem a idéia de que é preciso unir forças. "A agricultura não pode ser uma atividade onde predomine o individualismo, porque o trabalho em nosso setor obrigatoriamente só oferece dividendos se ocorrerem parcerias. E a soma da atuação do Sescoop no cooperativismo e do Senar-PR entre os produtores rurais provoca um efeito multiplicador nos resultados da agropecuária paranaense. Os avanços podem ser dimensionados pela participação do nosso setor na economia paranaense", afirma o presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar), Ágide Meneguette. "Buscar parcerias é fundamental para qualquer entidade, principalmente quando se tem poucos recursos e muito trabalho", completa o presidente da Fecomércio, Darci Piana, ao comentar sobre a importância do convênio de cooperação firmado entre o Sescoop/PR e o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/PR).

Diferencial - Segundo Piana, a cooperação traz resultados ainda mais positivos quando a parceria é focada na qualidade. "E o trabalho do Sescoop/PR merece elogios, porque as ações, além de primar pela qualidade, vão além do treinamento dos trabalhadores e cooperados, envolvendo também os familiares. Esta abrangência é um diferencial importante porque muitas vezes as entidades se preocupam apenas com o seu trabalho intrínseco. Essa abrangência é fundamental. É um caminho que deu certo, por isso torcemos para que a gente (Fecomércio, Senac, Sesc e Sescoop/PR) possa no futuro ampliar ainda mais a nossa parceria", diz.

Comprometimento - O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Jefferson Nogaroli, também elogia o trabalho do Sescoop/PR, ressaltando que o sistema paranaense é um excelente parceiro na formação de mão de obra. "Estamos satisfeitos com a parceria porque sabemos da qualidade dos serviços prestados pelo Sescoop/PR. É um trabalho que gera resultados, até porque uma empresa ou cooperativa nada mais é do que a qualidade das pessoas que lá estão. Se não houver gente treinada e comprometida, não tem sucesso. E quando se tem o Sescoop, que oferece treinamentos de alto nível, isto acaba refletindo nos resultados, no crescimento, rentabilidade e expansão da empresa e do público beneficiado", afirma.

Orgulho - O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), Rodrigo da Rocha Loures, concorda com a opinião de que o desenvolvimento de qualquer ramo de atividade pressupõe a boa capacitação dos seus agentes produtivos. "Por isso, temos que comemorar os 10 anos do Sescoop, entidade que trabalha para formar pessoas melhor preparadas para atuar nas cooperativas paranaenses, setor que é vital para o bom desempenho da economia paranaense", frisa. De acordo com ele, o Sistema Fiep se orgulha de ter participado da história do Sescoop desde o seu início, atuando em parceria com o setor cooperativista, através do Serviço Nacional da Indústria (Senai). "Nesta década de parceria realizamos muitas atividades conjuntas de apoio às cooperativas, principalmente focadas em programas de educação profissional e qualificações. Mais recentemente começamos a prestar serviços de consultoria, com destaque para uma ação integrada num programa enorme na área do leite e para a construção de um perfil de aprendiz para atender oito cooperativas em todo o estado. Estes são exemplos de ações que potencializam entidades co-irmãs. Certamente ainda vamos colher muitos resultados desta atuação conjunta já bastante fortalecida. Isso favorece tanto os setores específicos nos quais atuamos quanto toda a economia e a sociedade paranaense", conclui. Outras parcerias importantes também acontecem entre o Sescoop Paraná o Sest e Senat (Serviço Social e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em apoio às cooperativas do ramo transporte com cursos e palestras.

Apoio de instituições educacionais - As parcerias do Sescoop/PR se estendem também para as instituições educacionais. "O objetivo é firmar convênios com instituições de renome e com um grande expertise nos assuntos trabalhados nos programas de formação e capacitação profissional. Desta forma, podemos oferecer cursos de especialização, pós-graduação, MBAs, treinamentos, entre outras ações, realmente focadas nas necessidades do setor cooperativista e que tragam resultados efetivos, tanto em relação a agregação de conhecimento para os participantes quanto para o desenvolvimento e crescimento das cooperativas", explica o analista de Desenvolvimento Humano, Leandro Macioski.

PUC PR - Com esta finalidade, uma das principais parceiras do Sescoop/PR, principalmente nos cursos de especialização e pós-graduação, é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). "O trabalho com o Sescoop/PR tem sido muito frutífero. Em quase 5 anos de parceria, todos os projetos realizados foram discutidos em conjunto até chegarmos a um ponto que atendesse as expectativas. E todos os projetos tiveram êxito, com uma avaliação positiva dos participantes e resultados muito bons", afirma o Diretor da Escola de Negócios da PUC-PR, professor Eduardo Damião da Silva.

Sintonia - Segundo Damião, o entrosamento e sintonia existente entre os profissionais da PUC e do Sescoop/PR sempre favoreceu o sucesso da parceria. O professor ainda destaca que o trabalho envolve duas instituições comprometidas em difundir o conhecimento como instrumento de transformação econômica e social. "Nestes cinco anos foi possível acompanhar diversas atividades do Sescoop/PR em várias regiões do estado. Constatamos que o sistema desempenha um papel muito importante para a formação profissional das cooperativas. Além disso, os treinandos passam uma visão muito positiva, um reconhecimento de que a criação do sistema melhorou muito o processo do desenvolvimento humano e da gestão das cooperativas. O Sescoop fez a diferença no setor", afirma.

ISAE FGV - Para o superintendente do Instituto Superior de Administração e Economia, da Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV), Norman Arruda Filho, o trabalho do Sescoop/PR pode ser medido pela boa perfomance das cooperativas do estado. "Por isso temos muito orgulho desta parceria que já dura 10 anos e dos resultados obtidos", diz Arruda Filho. De acordo com ele, a relação do ISAE/FGV com o Sescoop/PR tem se pautado na customização dos trabalhos. "Não nos limitamos em oferecer cursos, mas buscamos construir os melhores programas de capacitação, focados nos resultados definidos nos planejamentos, nas estratégias e nos levantamentos das demandas das cooperativas. Não existe uma solução comum, um produto padrão. Para cada cooperativa, é feito um desenho específico de um programa que possa atender os objetivos que estão sendo demandados", explica. Outra característica importante da parceria com as instituições educacionais, completa Arruda Filho, são os mecanismos de avaliação. "Não existe nenhuma ação que não seja medida e avaliada, e que não seja retratada em termos dos benefícios gerados. A política adotada é que não basta apenas oferecer cursos, é preciso mensurar os resultados. E isto é o que nos deixa feliz em ser parceiros do Sescoop/PR, porque temos a constatação dos resultados", diz.

Conteúdos Relacionados