Seminário de Tendências da OCB II

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Educação e formação garantem futuro do Cooperativismo

"Experiências bem-sucedidas em Educação e Formação Cooperativista" foi o tema discutido durante a tarde do dia 16, no II Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, realizado no Recife Palace Hotel, na capital pernambucana. Antes do início do painel, o vice-presidente da OCB, Luiz Roberto Baggio, comunicou o apoio unânime do Conselho da Administração da OCB à reeleição do atual presidente da entidade, Márcio Lopes de Freitas. Coordenado pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas (Oceal), Marcos Antônio Braga da Rocha, o painel teve como debatedores o secretário de Apoio Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Valdemiro da Rocha, e a presidente do Instituto Humanita, Marisa Serrano. Todas as experiências compartilhadas apresentaram pontos em comum, como a importância da formação técnica, da troca de informações entre os cooperados e principalmente da participação da família para a garantia do sucesso nos empreendimentos, no desenvolvimento das cooperativas e para o progresso do cooperativismo nacional.

Uniser - A presidente da Cooperativa de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia (Uniser do Vale/SP), Lavínia Vieira, apresentou o fator diferencial de mercado: capacitação e educação cooperativistas. A experiência da Uniser do Vale é um caso de sucesso obtido por meio de jogos dramáticos e cooperativos com o objetivo de informar e formar um número cada vez maior de pessoas ligadas ao cooperativismo. A Uniser atua no interior paulista e tem sua sede em São José dos Campos. O programa da Uniser tem como objetivo difundir sentimentos mais próximos, unir pessoas e demonstrar que quem ganha o jogo é o coletivo e não a competição individual. "Através da solidariedade e alegria as pessoas se valorizam e encontram novas respostas para velhos problemas. Aprender, despertando interesses comuns, gera clima favorável para a incorporação de novos conhecimentos", explicou Lavínia, que informou a existência de profissionais aptos a capacitar e implantar o projeto, onde ele possa ser útil.

Copacol - Seguindo essa mesma linha, o diretor-presidente da Cooperativa Agrícola Consolata (Copacol/PR), Valter Pitol, enfatizou a necessidade primordial de conhecimento, comprometimento e integração. "Organizando o quadro social para a participação ativa na cooperativa" é uma experiência que existe há quatro anos na Copacol, estimulando a participação da família nas ações cooperativistas. "A formação dos grupos de casais, que contam com apoio psicológico e psicoterapêutico, foi uma inovação que melhorou as relações familiares e se reflete no dia-a-dia da cooperativa", declarou Pitol. Como citou Luiz Roberto Baggio, o momento é de educar e formar, promovendo desenvolvimento e o futuro promissor do cooperativismo.

Agrovale - Apresentando o "Projeto Tanque Cheio", a assessora educacional da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Vale do Parnaíba Ltda. (Agrovale/GO), Eva Pereira Martins, mostrou um programa de assistência técnica diferenciado, que estimula inicialmente encher o tanque da auto-estima, do amor, de reconhecimento do trabalho dos cooperados antes de pensar em produtividade e lucros financeiros. "Quando se trabalha o homem em todos os seus aspectos, o dado econômico acontece naturalmente. É preciso, na verdade, tecnologias de manejos simples, melhorias na qualidade de vida, no relacionamento individual, familiar, na troca de experiências e na participação ativa na cooperativa. Quem compartilha se integra e promove desenvolvimento".

Delta - A palestra "Consolidando a reestruturação através da educação cooperativista" foi apresentada pelo presidente da Cooperativa Agropecuária do Baixo Parnaíba Ltda. (Delta/PI), Jorge Pires Coelho de Rezende. Ele afirmou que o custo-benefício em investimentos de educação é positivo e decisivo para o futuro do cooperativismo. "Todo investimento que a cooperativa faz no cooperado tem retorno, inclusive duplicando o faturamento", finalizou. Durante o painel, o presidente licenciado da OCB-AC, Manoel Valdemiro da Rocha leu a moção de apoio à reeleição de Márcio Lopes de Freitas, assinada pelos presidentes das Unidades Estaduais da Região Norte. Na carta, os presidentes manifestaram seu apoio à reeleição de Freitas na presidência da OCB/Sescoop, "face à competência demonstrada na condução do Sistema Cooperativista, sempre de forma articulada e participativa, conseguindo com isso um maior comprometimento de todos".

Conteúdos Relacionados