SECOAGRO II: O agronegócio é o grande negócio do Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Brasil ainda depende da sua principal vocação econômica: o agronegócio. Embora as exportações de commodities agrícolas tenham baixo valor agregado, o agronegócio é o setor que mais gera riquezas ao País. Do total do Produto Interno Bruto (PIB) - de cerca de US$ 1,3 bilhão - o campo é responsável por 30% deste valor. Além disso, responde por 36% das exportações e por 37% dos empregos.

Superávits - ''É o segmento da economia que gera todos os superávits da balança comercial. O agronegócio é o grande negócio do Brasil, são os recursos do campo, inclusive, que tem sobrado para investimentos, principalmente, nos programas sociais'', avaliou Amélio Dall'Agnol, pesquisador e chefe-administrativo da Embrapa Soja. As perspectivas da produção de grãos foram tema do terceiro módulo dos Seminários Itinerantes sobre Comunicação e Agronegócio (Secoagro), realizado quinta-feira (12/03) à noite em Londrina.

Dia de campo - O evento - promovido em parceria pela Embrapa Soja e Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná (AJAP) - vai acontecer nas principais cidades pólo do Estado e tem como público-alvo jornalistas e estudantes. Na manhã deste sábado (14/03) será realizado dia de campo na Embrapa Soja. Segundo Dall'Agnol, o Brasil será o grande fornecedor de alimentos no futuro porque tem área para aumentar o plantio, tem água disponível e tecnologia para produção em regiões tropicais.

Cobrindo déficit - O agronegócio, o pesquisador afirma, não só fechou o ano com superávit, como cobriu o déficit deixado por outros setores. ''Além de exportar o agronegócio importa pouco, só alguns princípios ativos de fertilizantes e defensivos e máquinas'', acrescenta. Ele também fala sobre a cadeia produtiva da soja, da qual o Brasil é o segundo maior produtor do grão (o principal produtor são os Estados Unidos); o Paraná também é o segundo Estado com maior produção, perdendo apenas para o Mato Grosso.

Mercado externo - No entanto, o maior exportador é a Argentina, que apresenta baixo consumo. ''O Brasil é o maior exportador de carnes (bovina, suína e de frangos) - que são milho e soja com maior valor agregado - e apresenta alto consumo de óleo de soja e de biodiesel'', diz Dall'Agnol. Mesmo assim, 94% do total da produção é comercializada com o mercado externo, principalmente com a China. ''O Brasil pode crescer mais nas exportações de carnes porque temos a comida (para as criações)'', comenta.

Tecnologia - O pesquisador acrescenta que o plantio da soja é que ''ensinou o País'' a produzir outras culturas com tecnologia, a partir da introdução da mecanização e da agricultura em escala comercial. ''A soja também promoveu a melhora da infraestrutura, como portos e estradas.'' (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados