SECA NOS EUA II: Brasil dobra exportações de milho ao maior produtor do mundo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A base é pequena e o destino pontual, mas, no acumulado de janeiro a julho de 2012, o Brasil já elevou em 100% a exportação de milho para os Estados Unidos, o maior produtor do cereal do planeta, na comparação com igual período do ano passado. A evolução foi de 620 mil para 1,32 milhão de toneladas. O cereal segue para estados da Costa Leste, como Carolina do Norte e Virgínia, por exemplo. Alguns analistas acreditam que o milho do Brasil ou de outros países só não chega às usinas do Meio-Oeste por conta do custo logístico, uma vez que o frete interno inviabilizaria a operação.

Comparativo - No ano passado, 75% das exportações de milho do Brasil para os EUA ocorreram nos últimos cinco meses do ano (1,91 milhão de toneladas). Mantida essa proporção, neste ano os embarques podem somar 5,3 milhão de toneladas. Com isso, o país cumpriria a meta de embarcar um total de 14 milhões de toneladas, diante das pouco mais de 10 milhões de toneladas em 2011.

Volume semelhante - Desde 2000, houve registro de volume semelhante apenas uma vez, em 2005, quando 4,88 milhões toneladas de milho deixaram os portos brasileiros com destino aos EUA. Para o secretário de Agricultura de Iowa, Bill Northey, os EUA vão importam não apenas milho. Algumas regiões do país também devem comprar etanol e soja do Brasil, situação considerada incomum. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados