SEAB: Feira Sabores do Paraná consolida pequena e média agroindústria familiar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Feira Sabores do Paraná fecha 2011 com saldo altamente positivo. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, mais de 210 mil pessoas passaram pelas seis grandes feiras regionais, realizadas em Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Guaratuba e Matinhos. Os 528 pequenos e médios agricultores familiares cadastrados junto no programa movimentaram este ano R$ 2,3 milhões, comercializando sua produção nas feiras.

 

Objetivos atingidos - Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o Programa Fábrica do Agricultor está atingindo seus principais objetivos, principalmente no que se refere à inclusão de um segmento importante da agricultura paranaense no agronegócio familiar. “Temos vários pequenos e médios agricultores se estruturando comercialmente, expondo suas produções e suas marcas, estabelecendo negócios sem abrir mão da sua vocação de trabalhar no campo”, disse Norberto Ortigara. “Estamos ajudando a valorizar e fortalecer o mercado da agroindústria familiar, mostrando ao público os sabores das produções características das diversas etnias que formam o Paraná.”

 

Canais - De acordo com Éder Dalla Pria, coordenador-geral do programa Fábrica do Agricultor, as feiras são canais de divulgação que possibilitam a oferta da produção local para um grande público consumidor. “O reconhecimento do trabalho se dá no retorno dos novos produtos que são lançados e apresentados ao público”, afirma.

 

Itens - Em algumas destas feiras os consumidores têm à disposição entre 1.000 e 1.200 itens diferentes, que vão de produtos de origem animal e vegetal in natura a congelados e refrigerados, orgânicos e convencionais, ou ainda artesanato rural, flores, equipamentos e serviços.

 

Satisfação - Outro ponto que demonstra a importância das feiras, segundo Dalla Pria, é o grau de satisfação dos próprios agricultores familiares que participam do programa. Ao término de cada evento é feita uma pesquisa de avaliação. A maioria afirma que consegue recuperar seus investimentos, e em torno de 90% dos expositores afirmam que obtiveram lucros na comercialização de suas vendas.

 

Potencial - “Isso já nos mostra o potencial de cada feira. Mas outro detalhe importante é que mais de 50% destes agricultores familiares já fecharam negócios futuros. Ou seja, as produções e vendas não se restringem apenas aos períodos de realização das feiras. Eles passam a manter uma relação permanente com o comércio tradicional, o que lhes dá suporte para manter e expandir suas atividades ao longo do ano”, disse Dalla Pria. Segundo ele, a Fábrica do Agricultor também ajuda a criar no público o hábito de consumir produtos da agroindústria familiar do Estado. “Aquilo que é feito neste setor está caindo no gosto e na confiança do consumidor paranaense”, afirmou. (AEN)

Conteúdos Relacionados