SANTA CATARINA: Exportações via Itajaí devem crescer 40% no semestre
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A cidade de Itajaí, a 90 quilômetros de Florianópolis, vive um momento de euforia com o desenvolvimento do seu porto, já que 70% da economia da localidade gira em torno das atividades portuárias. Segundo a administração, o porto deve fechar o primeiro semestre deste ano com quase 40% de crescimento em movimentação, em relação ao mesmo período de 2006. Ao todo, são vinte os Estados brasileiros que exportam via Itajaí, mas São Paulo e Rondônia são os que mais devem contribuir para esse desempenho. Só nos primeiros três meses do ano, São Paulo exportou via Itajaí duas vezes mais do que no ano passado, atingindo US$ 106,2 milhões em 2007. Já Rondônia, exportou US$ 13,3 milhões, um crescimento significativo considerando o desempenho de US$ 872,6 mil no primeiro trimestre de 2006. “Estamos nos preparando para o aumento tanto nas exportações quanto das importações, por meio de vários investimentos em infra-estrutura”, conta Wilson Francisco Rebelo, superintendente do Porto Municipal de Itajaí.
Verbas federais - Segundo o administrador, nos primeiros meses do ano, o porto recebeu verbas recordes do governo federal – cerca de R$ 60 milhões, além de dispor de R$ 12 milhões em recursos próprios. Entre os investimentos, que devem contribuir com o aumento da movimentação, está o alargamento e a dragagem do canal de acesso ao porto. As obras garantiram ao local a autorização para o recebimento de navios de grande porte, com até 275 metros de comprimento e 10,5 metros de calado. Outra melhoria é o pioneiro Serviço Integrado de Atendimento, um centro inaugurado no mês passado que reúne num mesmo lugar, órgãos reguladores como Anvisa, Ministério da Agricultura, Ibama, Receita Federal e uma agência do Banco do Brasil. “Essa junção de serviços permite que o cliente libere toda a carga em um local só, agilizando o processo”, explica Rebelo. A boa notícia traz oportunidades a outros portos da Região Sul como o de Paranaguá (PR) e o de Rio Grande (RS). “Com a atração de grandes navios para Itajaí, conseqüentemente, há resultados para o Sul do país, pois os navios acabam passando em outros portos para completar a carga antes de partir para o destino final”, ressalta Rebelo. (Revista Amanhã/Porto de Itajaí)