SANIDADE: Status para febre aftosa no PR é tema de palestra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A atuação do Sistema de Vigilância Agropecuária com enfoque na prevenção e controle de trânsito mais efetivo em portos e aeroportos são medidas importantes para o avanço no status contra a febre aftosa. Esse assunto será tema da palestra do secretário de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, nesta quinta-feira (08/04), às 14 horas, que abordará a classificação do Paraná em relação à doença. O encontro será no auditório do Parque Governador Ney Braga e o público alvo são os Comitês Municipais de Sanidade Agropecuária. "O estado está habilitado a exportar carne bovina in natura para países como Emirados Árabes, Irã, Rússia, Hong Kong, União Europeia, Egito e Chile mas, se intensificar ações de controle pode alcançar mercados como Estados Unidos, Canadá, Japão, Coreia do Sul, México e China", destaca Kroetz.

Avanço - Paraná é considerado livre de febre aftosa com vacinação e solicitou, neste ano, ao Ministério da Agricultura o avanço no status. "A cobertura vacinal acima de 90% em cada etapa das campanhas de vacinação é um passo primordial para essa mudança. O estado imunizou, em maio do ano passado, 96,59% do rebanho, e 97,96%, em novembro. Vamos fazer auditorias para avaliar a situação viral", enfatiza o secretário.

Em 2009, foram abatidos 783,9 mil bovinos em 33 estabelecimentos cadastrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) e 4,9 milhões de suínos em 21 abatedores. O rebanho estadual é de 9,6 milhões de bovinos e 5,5 milhões de suínos. (Mapa)

Conteúdos Relacionados